segunda-feira, março 26, 2012

Resumo da Caminhada pelo Castanheiro do Guilhafonso 24 de Março



A caminhada pelo castanheiro de guilhafonso correu muito bem no passado dia 24 de Março, tivemos 24 participantes, e ainda participamos no limpar Portugal, apanhamos 900 litros de lixo, ao longo do caminho.
No final tivemos a visita do Gonçalo Amaral, responsável pelas zonas verdes do Município da Guarda, em que explicou o que tinham feito na visita do Luis Martins, técnico da UTAD, especialista em questões de arboricultura.

Recolheram amostras de solo e ramos, no superior da copa, os quais estão podres, mesmo os verdes, por dentro já estão podres,

Vão interditar o transito debaixo do Castanheiro, e fazer um arejamento do solo superficial.

Colocaram uma sonda na base do castanheiro, esta entrou muito cm para dentro, o que quer dizer que está a ficar todo oco por dentro, deveras preocupante.

O relatório ainda não está terminado, só depois se irão tirar as conclusões finais para fazer algumas intervenções que possam ajudar a recuperação do castanheiro gigantes e de outros que estão perto deste.

Ficam algumas fotos do evento, da autoria do Mário Vaz e Ricardo Nabais

















sábado, março 24, 2012

Nasceram sete crias de lince-ibérico no centro de Silves

Será que algum destes vem para a Malcata?

22.03.2012
Helena Geraldes

Sete crias de lince-ibérico, uma das espécies-símbolo da luta contra a extinção de animais, nasceram no início de Março no Centro de Reprodução de Lince-ibérico em Silves. Uma acabou por morrer e as outras seis estão bem de saúde.

A época de partos em Portugal foi inaugurada com Biznaga, uma fêmea que deu à luz três crias a 5 de Março, segundo informações do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). “Duas das crias foram abandonadas uma hora após o nascimento, pelo que está a ser tentada a sua sobrevivência com amamentação artificial e incubadora”, de acordo com uma nota do instituto. Hoje pesam cerca de 400 gramas cada uma. A terceira cria acabou por morrer passadas 48 horas, apesar de a fêmea ter “demonstrado cuidados parentais normais”.

Biznaga, com seis anos, foi mãe pela primeira no ano passado e deu à luz duas fêmeas, depois de 64 dias de gestação. Mas Biznaga acabou por abandonar as crias poucas horas depois, algo normal para as fêmeas primeiriças. Os animais acabaram por não resistir.

Além de Biznaga, outra fêmea foi mãe no início deste mês. A 6 de Março foi a vez de Castañuela dar à luz quatro crias. “Apesar de serem muito raros partos com número tão elevado de crias, esta fêmea mostra grande dedicação e demonstra estar a cuidar adequadamente de toda a sua prole, que segue com actividade e ritmos de lactação normais”.

A temporada de cria 2011/2012 começou em Dezembro e só terminará em Abril. Em Silves foram formados nove casais, pelo que se esperam mais novidades para breve. Além das parelhas Biznaga e Drago e Castañuela e Fado foram formados os casais Fresa e Eon, Flora e Foco, Fruta e Fresco, Era e Fauno, Espiga e Calabacin e Azahar, Enebro, Erica e Gamma. As datas previstas para os partos estendem-se até a primeira semana de Abril, segundo o Programa ibérico de reprodução em cativeiro para esta espécie.

A população residente do Centro de Reprodução de Lince-ibérico em Silves conta, de momento, com 18 linces (nove fêmeas e nove machos): 13 dos que inauguraram o centro em 2009, três foram transferidos no final de 2010 e dois transferidos no final de 2011.

"Este é um projecto muito querido do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade", disse ao PÚBLICO Paula Sarmento, presidente do Instituto. "O lince-ibérico é uma espécie emblemática para a Península Ibérica, nomeadamente para Portugal", acrescentou.

Este é o segundo ano de reprodução em Silves. Na época 2010/2011 foram registados seis abortos e três crias - das fêmeas Biznaga, Fresa, Fruta e Azahar. Mas nenhuma das três crias sobreviveu.

"Agora, este ano está a correr muito melhor e aguardamos com alguma expectativa" o que se passa em Silves, disse Paula Sarmento. "O centro está a acompanhar as mães e as crias, 24 horas por dia, através de televigilância", acrescentou.

A rede ibérica dos cinco centros de reprodução em cativeiro – Silves, El Acebuche, La Olivilla, Granadilla e Gerez – conta esta época de reprodução com um total de 28 casais. E já há uma história de sucesso para contar. Pela primeira vez, uma equipa de um destes centros (El Acebuche, em Doñana) recuperou uma cria que tinha sido abandonada pela mãe, Boj, através sete dias em cuidados intensivos numa incubadora, e conseguiu que a progenitora a aceitasse de volta.

A reprodução em cativeiro é uma solução de fim de linha para tentar evitar a extinção do lince-ibérico (Lynx pardinus). O objectivo é reforçar com estes animais as duas únicas populações em estado selvagem, em Doñana e na Serra de Andújar, na Andaluzia. Para este ano, o programa de conservação espanhol pretende reintroduzir na natureza entre 14 e 15 linces nascidos em cativeiro, nomeadamente nas populações silvestres de Guadalmellato (Córdova) e Guarrizas (Jaén).

"As condições difíceis que o país atravessa são indiscutíveis. Mas projectos como este, que contam com patrocínios como medidas de minimização de impactes, podem ser uma mais-valia para o desenvolvimento de uma região, nomeadamente através do turismo de natureza", considerou ainda Paula Sarmento.

segunda-feira, março 19, 2012

Exposição temporária de banda desenhada sobre o «Lince Ibérico» no Forno Comunitário da freguesia da Malcata.


Lince Ibérico - MalcataPromovida pela Liga para a Proteção da Natureza(LPN), está em exposição temporária, no Forno Comunitário de Malcata, a Banda Desenhada sobre o Lince Ibérico, que faz parte do Projeto «Life Habitat Lince/Abutre».
A exposição poderá ser visitada até ao dia 15 de Abril, nos seguintes horários: dias da semana das 15.00h às 17.00 horas, sábados e domingos das 14.00 às 18.00 horas.
Esta mostra destina-se em geral a todo o público, e particularmente às escolas, com o objectivo de sensibilizar os visitantes para a defesa e protecção desta espécie animal em via de extinção.
A dupla de autores são nomes consagrados, a saber: José dos Santos Garcês, ilustrador e pintor português, um dos mais notáveis autores da banda desenhada; e Bruno Pinto, biólogo e especialista em biodiversidade, nomeadamente em programas relacionados com o Lince.
Esta exposição em Malcata deve-se particularmente ao Ricardo Nabais e à Mafalda Pereira, da associação Transcudânia, que a descobriram na Exponor, e que depois de contatarem a Associação Cultural e Desportiva e a Junta de Freguesia de Malcata providenciaram para que a mesma se pudesse realizar. A eles um muito obrigado dos malcatanhos!
E já agora, a todos as que a visitarem, uma recomendação: Tenham «olho de lince»!…

Rui Chamusco

Sabugal - Associação Transcudânia quer «fazer mais» por um concelho de «elevado potencial»


Noticia no café Portugal

Criação da marca "Vale do Côa" reforça identidade do território


"A marca ‘Vale do Côa: um vale de património' pretende reforçar a identidade territorial do vale do Côa e fomentar o sentimento de pertença a esse território", explicou Dulcineia Catarina Moura, coordenadora da Associação Territórios do Côa, responsável pela estratégia de eficiência coletiva do PROVERE (Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos) Turismo e Património no Vale do Côa.
Segundo a dirigente, o plano global liderado por aquela associação com sede em Figueira de Castelo Rodrigo prevê um investimento global de 1,9 milhões de euros em projetos a realizar na região do Vale do Côa, em municípios dos distritos da Guarda e de Bragança.
Dulcineia Moura referiu que a nova insígnia será associada às gravuras rupestres (museu e Parque Arqueológico), ao Douro Vinhateiro, às aldeias históricas, aos castelos de fronteira, aos produtos endógenos, às tradições e manifestações religiosas, entre outras áreas.
A coordenadora da entidade responsável pela gestão e coordenação do PROVERE no Vale do Côa adiantou que o objetivo também passa por "entusiasmar os empresários, os produtores regionais e os promotores de alojamento em espaço rural a aderirem a este conceito”, para terem mais valias económicas.
"Já temos propostas de aplicação da marca nos produtos regionais e existe uma proposta [de criação] do ‘selo do Vale do Côa', cuja atribuição terá de ser muito criteriosa, para lhe associarmos o atributo de qualidade", acrescentou.
A responsável adiantou que o plano também prevê o desenvolvimento de projetos relacionados com a promoção das gravuras rupestres e de equipamentos turísticos.
A colocação de sinalética diferenciadora da região do Vale do Côa, a criação de rotas e percursos pedestres e ações de animação turística da região, são outras das iniciativas a concretizar em breve, segundo Dulcineia Moura.
A estratégica do PROVERE para o Vale do Côa envolve os municípios de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Pinhel, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.
Agrega também a Associação de Desenvolvimento do Sabugal, a Associação Transumância e Natureza, a Associação Douro & Águeda, a Associação dos Amigos do Parque e do Museu do Côa, entre outras, e a Fundação Côa Parque, responsável pela gestão do Parque Arqueológico e do Museu do Côa.
A marca "Vale do Côa" será apresentada na quarta-feira, pelas 15:00, na Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo.
@Lusa

Retirado de noticias Sapo

domingo, março 18, 2012

CANDIDATURAS 1º CICLO UNIVERSIDADE ABERTA (2012/2013)



CANDIDATURAS 1º CICLO UNIVERSIDADE ABERTA (2012/2013)As candidaturas a cursos de 1º ciclo [licenciaturas] da Universidade Aberta via Acesso Específico e Acesso para Maiores de 23 anos, para o Ano Letivo de 2012/2013, decorrerão de 1 a 15 de abril de 2012. As candidaturas são realizadas online, com o envio da documentação solicitada.

Mais informações: www.univ-ab.pt
ou
Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta
Centro Dr. José Diamantino dos Santos
Rua Luís de Camões, nº 16
6320 - 380 Sabugal
Tel:             271 752 230      
Fax: 271 751 059
Tlm:             91 567 63 56      
Horário de Atendimento:
2ª, 3ª, 5ª, 6ª: 16h00-18h00
4ª: 9h30-12h30

sábado, março 17, 2012

“Boas Práticas em Turismo de Natureza para Empresas Turísticas”



 
18 de Abril, 2012 
 
 Centro de Educação Ambiental de Vale Gonçalinho (Castro Verde) 

Esta ação de sensibilização organizada pelo Turismo de Portugal, I.P, com o apoio técnico da LPN, tem por objetivo sensibilizar os gestores de empresas de animação turística ligadas ao Turismo de Natureza para a importância da implementação de boas práticas em áreas naturais e partilhar casos de estudo que contribuem para a preservação dos valores naturais e para o desenvolvimento de uma oferta turística diferenciada.

Programa

09h20 
– Apresentação do Programa Castro Verde Sustentável da LPN - aplicação de boas práticas e códigos de conduta de ecoturismo  
09h45 - Visita técnica à Zona de Proteção Especial de Castro Verde, orientada pela LPN 
12h30 – Almoço  
14h00  -  Gordon  Sillence  (especialista  em  ecoturismo  e  certificação  da  ECOTRANS  -European Network for Sustainable Tourism Development): Códigos de conduta e certificação para empresas de animação turística em Turismo de Natureza 
15h00 -  Apresentação  de  casos:  Boas  práticas  de  conservação  da  natureza  e  articulação com empresas turísticas. 
  - Naturtejo – Armindo Jacinto (Presidente da empresa intermunicipal Naturtejo) 
  - Via Algarviana – Anabela Santos (Coordenadora do Projecto Via Algarviana II) 
16h00 - Turismo do Alentejo – Ana Palma - Boas práticas de promoção em Turismo de Natureza 
16h30 - Debate 
17h30 – Conclusão dos trabalhos 
 
Caso deseje participar nesta ação de sensibilização, solicita-se o preenchimento e devolução da ficha de inscrição até ao próximo dia 11 de Abril para: joao.portugal@turismodeportugal.pt.

Notas Importantes:
Data limite de inscrição: 11 de Abril
Inscrição gratuita.


LPN-Liga para a Protecção da NaturezaMain Office
Estrada do Calhariz de Benfica, 187, 1500-124 Lisboa. Portugal
Phone:+351-21 778 00 97/ 
  +351-21 774 01 55/   +351-21 774 01 76
Mobile Phone: + 351 964 656 033
Fax: +351-21 778 32 08
Webpagewww.lpn.pt

quinta-feira, março 08, 2012

Projecto Sepharad Lands apoiado pela Câmara Municipal do Sabugal

"A parceria Sepharad Lands criada por um grupo de empresários do Sabugal com o intuito de promover o turismo cultural de base histórica, recebeu o apoio do Senhor Presidente da Câmara do Sabugal.

Realizou-se no dia 7 do corrente mês uma reunião entre os empresários que constituem a parceria Sepharad Lands e o Senhor Presidente da Câmara do Sabugal, onde foram estabelecidos acordos e entendimentos quanto à estratégia de classificação, preservação e promoção do património histórico do concelho.

Foi reconhecido por todos a situação difícil em que o país se encontra e especialmente as acrescidas dificuldades que o concelho atravessa, bem como a urgente necessidade de agir por forma a criar condições para que no Sabugal se possa enfrentar a crise com medidas que efectivamente permitam a manutenção dos negócios evitando assim o seu encerramento.

Com a convicção de que é necessário trabalhar muito e bem, para inverter a tendência de morte do concelho e, entendendo que todos temos que nos empenhar nesse objectivo, foram estabelecidos acordos e entendimentos que se projectam como base para um melhor e mais efectivo desenvolvimento do turismo no concelho do Sabugal."

Fonte: Descendentes do Concelho do Sabugal, Facebook, Membro:Kim Tomé, 8 de Março de 2012

2.º Sessão de Trabalho aldeias Históricas


2ª Formação CSS - Comércio Solidário e Sustentável‏




A equipa do projecto CSS – Comércio Solidário e Sustentável, enquadrada pela Associação EcoGerminar, entidade sem fins lucrativos, sediada em Castelo Branco, e com o apoio da Fundação EDP, tem o prazer de divulgar a 2ª formação CSS, a 1ª etapa de atribuição do selo CSS – Comércio Solidário e Sustentável.

O nosso trabalho reinicia-se em cada entidade que se associa a este movimento de cooperação na promoção de um comércio justo e sustentável. Conheça-nos em www.css.org.pt, PARTICIPE, INSCREVA-SE e esclareça connosco todas as suas dúvidas.

terça-feira, março 06, 2012

Saída Patada da Mula


    • Domingo, 25 de Março de 2012
    • 9:00 até 12:00
  • Meimão Serra da Malcata
  • Percurso pedestre pelo trilho da patada da mula, pela serra da Malcata
    Onde se pode observar a fauna e flora e a bela da paisagem da serra


    Ponto de Encontro: Entrada Norte da aldeia do Meimão
    Hora: 9:00

    Inscrição obrigatória até dia 20 de Março para transcudania@gmail.com ou 917906406

    Preço: 3 € para não sócios
    Gratuito para sócios

    O Que levar:
    Almoço volante, água, roupa e calçado apropriado, para caminhadas, binóculos e máquina fotográfica se tiver

    Uma iniciativa que conta com o apoio do Núcleo da Quercus Guarda, Associação Transumância e Natureza e Passagem secreta, e o blog Floresta do Interior.

segunda-feira, março 05, 2012

Candidaturas ao QREN




A ADES – Ass. Desenvolvimento Sabugal, informa sobre a possibilidade de apresentação de Candidaturas por parte das Empresas ao QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, através do Programa Operacional de Factores de Competitividade (COMPETE).

be4e59493dbcf44a791a7e28b8a4d0d4.jpg
Abertura de novos Concursos QREN:
 
- Inovação Produtiva: Destina-se a apoiar projectos de investimento produtivo de natureza inovadora (bens, serviços e processos) promovidos por empresas. Envolve projectos desenvolvidos em todo o território continental, considerando as seguintes prioridades: "Empresas exportadoras", "Novos Exportadores", "Valorização Oferta Nacional".
- Empreendedorismo Qualificado: Destina-se a apoiar a criação de empresas ou o reforço da capacidade produtiva de empresas com menos de três anos de actividade, considerando as prioridades: orientação para mercado externo, aposta em sectores de alta/média tecnologia ou forte intensidade de conhecimento e valorização de anteriores projectos de I&DT (produção de bens e serviços) no crescimento da empresa. O concurso prevê a atribuição de majoração aos projectos liderados por mulheres (Empreendedorismo Feminino) e liderados por jovens com idades entre os 18 e os 35 anos (Empreendedorismo Jovem).
- Projectos Individuais - Qualificação PME: Destina-se a apoiar os projectos apresentados por PME orientados para o reforço da presença no mercado externo, com investimentos em factores dinâmicos de competitividade, nomeadamente: Criação, Moda&Design; Qualidade; Ambiente; Diversificação e Eficiência Energética; Internacionalização; Economia Digital.
A presente informação não dispensa consulta de Legislação em Vigor.
Para mais informações poderão contactar com a ADES – Associação Desenvolvimento Sabugal
Rua Dr. João Lopes n.º 2, Porta 23
6320-420 Sabugal
Tel/Fax n.º             271752056      
Telem.             967716858      
    
In cinco Quinas