sexta-feira, junho 29, 2012

Sabugal Surpreenda os Sentidos

Entre os dias 18 e 22 de Julho decorrerá, junto do Castelo do Sabugal "Viagens com História" - Sabugal Surpreenda os Sentidos.


A Associação Transcudânia vai estar presente com belos petiscos e bebidas da época.


Participe e venha provar as nossas iguarias. 

terça-feira, junho 26, 2012

Fórum Novo Millenium


No dia 5 de Julho decorrerá no Auditório do Instituto Politécnico da Guarda, o Fórum Novo Millenium, contando com a presença, entre outros, da relatora Vladimíra Drbalová em representação do Comité Económico e Social Europeu. 





A iniciativa tem como principal objectivo o debate da Formação Pós-Secundária Não Superior de modo a reflectir sobre a génese e evolução. Com o evento a organização pretende pôr à discussão a diversidade da Formação Pós-Secundária Não Superior em Portugal, face à tipologia das entidades, bem como fomentar a importância deste tipo de formação no sistema competitivo da economia portuguesa. Por fim, a organização pretende promover as boas práticas de empresas e as experiências de diplomados na componente de formação em contexto de trabalho. O Forúm enquadra-se no contexto de uma rede de parceiros: ANIL, CITEVE, ESCM, ESTER, IPCB, IPG, NERCAB, NERGA, NOVOTECNA, UBI, UM e a AFTEBI, criada na década de 90 com o objetivo de promover este tipo de formação, para fornecer às empresas quadros intermédios especializados, fundamentais para os diversos setores de atividades, nomeadamente os ligados à produção de bens transacionáveis. Os interessados podem efetuar a sua inscrição gratuita aqui, sendo que o almoço é pago localmente. 


Pode consultar o programa do evento aqui
http://www.ipg.pt/forumnovomillenium/programa.asp

I Encontro Ibérico de Arquitetura na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo


I Encontro Ibérico de Arquitectura decorrerá entre os dias 30 de Junho e 07 de Julho.

Esta iniciativa tem como objectivo abordar a temática do património e analisar intervenções de arquitectura.

Este evento, centrado no tema Re_Habitar sustentável em Meios Rurais, tem como premissa fundamental, contribuir para a divulgação, sensibilização e valorização do Património. 

Durante as manhãs realizar-se-ão visitas guiadas, proporcionando-se a aproximação das pessoas ao Património local.

As visitas e conferências serão complementadas por actividades, animação e divulgação artística.

Arquitectura, Paisagem, Património, História e Arqueologia estarão na ordem desta iniciativa. Reflectir sobre o futuro do nosso Património é um tema de forte interesse para a nossa sustentabilidade e para Re_Habitar as nossas aldeias históricas.

Entrada será livre.
O I Encontro Ibérico de Arquitetura decorrerá entre a aldeia histórica de Castelo Rodrigo e a Vila de Figueira de Castelo Rodrigo.

Consulte o Programa: 
http://www.cm-fcr.pt/noticias/Documents/flyer.pdf


Ficha de Inscrição:
http://www.cm-fcr.pt/noticias/Documents/FICHA%20DE%20INSCRI%C3%87%C3%83O%20I%20FORMULARIO%20DE%20INSCRIPCI%C3%93.pdf


Como chegar:


http://www.cm-fcr.pt/turismo/Paginas/ComoChegar.aspx


Fonte:
http://www.cm-fcr.pt/noticias/Paginas/encontro-ibrico-de-arquitetura-na-aldeia-histrica-de-castelo-rodrigo.aspx

segunda-feira, junho 25, 2012

Feira do Empreendedorismo - Évora (De 22 de Junho a 01 de Julho)

A Feira do Empreendedorismo, promovida pelo MONTE – ACE, no âmbito do Programa para a Rede Rural Nacional, no âmbito da Feira de São João, além de dar a conhecer os instrumentos e financiamentos disponíveis para apoiar diversas iniciativas de diferentes áreas, apresenta um leque de experiências boas práticas apoiadas e estabelecidas na região.

Para o MONTE, “no actual contexto socioeconómico torna-se pertinente a promoção de uma atitude pro activa face a situação de emprego, através da divulgação de instrumentos de apoio à criação de empresas e do conhecimento de alguns exemplos de experiências empreendedoras bem-sucedidas”.

O seminário, a realizar amanha, dia 26, tem por objectivo promover os financiamentos, boas práticas e instrumentos disponíveis para o apoio ao empreendedorismo, contando com a participação de inúmeras entidades: IPAMEI, ADRAL, CEFAGE, CME, IEFP e ADRACES.

Mais informações através do e-mail carmen.caetano@monte-ace.pt ou telf. 266 490 090.


Fonte: Minha Terra


Concurso de fotografia: Um olhar sobre as aves‏


cabeçalho


A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves lança o desafio a todos os amantes da fotografia de natureza através do concurso “Um olhar sobre as aves”. O concurso decorre até 22 de julho e pretende promover a fotografia de aves que passam por Portugal. Os prémios irão ter em conta a melhor fotografia recebida e a melhor de rola-brava (Ave do Ano 2012).

A rola-brava está em decréscimo acentuado na maior parte dos países europeus, incluindo Portugal. Em 2012 foi escolhida para Ave do Ano, de modo a chamar a atenção para uma espécie comum, que atualmente apresenta bastantes fragilidades.

O principal prémio é um par de binóculos Swarovski e o da Menção Honrosa uma mochila especialmente concebida para material fotográfico.

» Consulte o regulamento

» Divulgue o cartaz

A Swarovski Optik, a Colorfoto, o site Olhare s e a National Geographic são parceiros no concurso.

Boas fotografias!
Para mais informações contacte spea.fotografia@gmail.com

Seminário Panorama Florestal Nacional: Dificuldades e Soluções





O Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa – organiza o Seminário Panorama Florestal Nacional: Dificuldades e Soluções, a ter lugar no próximo dia 27 de Junho de 2012, pelas 15h no Auditório Municipal do Sabugal.
Este Seminário, que contará com a presença de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Engº Daniel Campelo, pretende ser um espaço de reflexão sobre o panorama florestal nacional, procurando em conjunto perceber o presente para perspectivar o futuro da floresta portuguesa.
O Seminário é de presença livre, com inscrição obrigatória a todos os interessados.






Devem confirmar a presença para o e-mail: geral.forumflorestal@gmail.com com indicação do(s) nome(s) dos interessados e a entidade que representam.

sexta-feira, junho 15, 2012

Gastronomia Judaica


Gastronomia Judaica: Um desafio para o seu palato que decerto não quer perder!

No dia 24 de Junho, em Belmonte, uma das localidades portuguesas onde as marcas judaicas estão bem presente e vivas, realizar-se-á uma sessão de gastronomia judaica.

Faça uma pausa, visite as Aldeias Históricas de Portugal e conheça ou reavive os sabores da gastronomia judaica, uma iniciativa organizada pelo Município de Belmonte, promovida pelas Aldeias Históricas de Portugal no âmbito da EEC do PROVERE “Aldeias Históricas de Portugal – Valorização do Património Judaico”.

Curiosidades:

Cozinha judaica é, provavelmente, a cozinha mais marcada pelos preceitos religiosos nos dias atuais. É conhecida no mundo inteiro, principalmente por causa das recomendações do ´Kashrut´ (As Leis Higiênicas), que proíbem o consumo de porco, crustáceos, leite e carne numa mesma refeição. Nem sempre a cozinha judaica é necessariamente kasher.


cg_info_rosh_21_216


Em virtude de tantas proibições ou obsessão pela pureza dos alimentos, o povo judeu foi criando uma culinária baseada em aves, vegetais, carne de vaca e uso de ervas. Presente nos rituais e festas, a cozinha judaica não é sofisticada nos ingredientes, mas muito aprimorada no preparo.
De acordo com a tradição judaica, a comida ocupa lugar de destaque nas festividades e comemorações religiosas. Cada festividade tem pratos típicos correspondentes, com papel definido no ritual.


Festival do Desporto: III Festival Hípico e ao Raid Equestre 2012

Para os amantes de desporto hípico fica a sugestão de a assistir ao III Festival Hípico e ao Raid Equestre 2012, no dia 16 e 17 de Junho, em Zebreira: Idanha-a-Nova.
Uma iniciativa integrada no Plano de Animação da EEC do PROVERE "Aldeias Históricas de Portugal - Valorização do Património Judaico".


PROGRAMA

Sábado – 16 de Junho de 2012
(14H00)
I PROVA
Prova de Escolas
Tabela A c/ cronómetro
Altura máxima – 0,50 m
Velocidade – 300 m/m
II PROVA
Prova Pequena
Contra-relógio – 60” 
Altura máxima – 0, 80 m
Salto saltado – 2 pontos
Salto derrubado – 1 ponto
III PROVA
Prova Média
Prova de Velocidade e Manejabilidade (Caça) 
Altura máxima – 1,00 m
Tabela C
IV PROVA
Prova Grande
Tabela A c/ cronómetro c/ 1 Barrage
Altura máxima – 1,10 m
Velocidade – 350 m/m

Domingo – 17 de Junho de 2012
(14H00)
V PROVA
Prova de Escolas
Tabela A c/ cronómetro
Altura máxima – 0,50 m
Velocidade – 300 m/m
VI PROVA
Prova Pequena
Prova em Duas Fases 
Altura máxima – 0, 80 m
Velocidade – 350 m/min
VII PROVA
Prova Média
Prova de Parelhas (Tabela C) 
Altura máxima – 1,00 m
VIII PROVA
Prova Grande
Dificuldades Progressivas c/ Jocker
Altura máxima – 1,10 m
Velocidade – 350 m/m

Visite Idanha!

"Património é Moda/Heritage Fashion"


A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo vai ser palco de desfile de moda onde designers de moda nacionais vão ajudar a promover o património .
Paralelamente ao desfile, estará patente ao público uma Exposição – Arquitetura e Moda – “UBI walking for fashion”, organizada pela Universidade da Beira Interior
Dia 30 de Junho, pelas 21:30h, no Palácio Cristóvão de Moura, marque a sua presença.


quarta-feira, junho 13, 2012

Seminário de Porto de Mós - Turismo, Ordenamento do Território, Biodiversidade e Energia no contexto das Alterações Climáticas‏




A Cruz Vermelha Portuguesa, a Comissão Nacional da UNESCO, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa /CCIAM-SIM, a Câmara Municipal de Porto Mós têm o prazer de convidar V.Exa a participar no Seminário Porto de Mós, subordinado ao tema “Turismo, Ordenamento Território, Biodiversidade e Energia no contexto das Alterações Climáticas”. Este seminário, que se realiza sob o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República e com o apoio da Ministra do Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, daSecretária de Estado do Turismodo Secretário de Estado da Energia e do Turismo de Portugal  terá lugar na Casa da Cultura em Mira de Aire - Porto de Mós, nos dias 06 e 07 de Julho de 2012.

Este evento pretende criar um espaço de debate para se pôr em prática uma estratégia nacional  integrada de adaptação e mitigação às alterações climáticas. Tendo como fulcro o Turismo, serão debatidos exemplos de boas práticas e condutas para um desenvolvimento sustentável, a nível regional e nacional. Serão focados aspetos relevantes relativos ao Ordenamento do Território, à Biodiversidade, à Agricultura, à Saúde, à Energia, à Educação e à Protecção de pessoas e bens. Com este seminário procurar-se-á dar um contributo válido e efetivo no sentido de garantir a estabilidade e o bem-estar das pessoas e empresas.
Através do link, abaixo indicado, poderá entrar no site do seminário, onde encontrará a descrição do Projeto, do Programa, a Ficha de Inscrição e outras informações úteis.   Lembramos que a sua  participação ativa neste seminário será um contributo muito importante, para que a atividade turística em Portugal se desenvolva de forma sustentável.

As inscrições estão abertas até ao dia  28 de Junho de 2012. O número de participantes está limitado a um máximo de150 pessoas.

Para mais informações e inscrição consulte o sítio: www.seminariopms.com