quinta-feira, setembro 19, 2013

I Congresso Nacional de Turismo e Património (Imaterial)



A pedido da organização divulgamos .....

Gostaríamos de contar com a vossa participação neste congresso e, no caso dos sócios patrono, peço a gentileza de publicarem os cartazes no vosso site, em conformidade com o estabelecido. PODEM-SE INSCREVER MESMO NOS DIAS DO CONGRESSO.
INSCRIÇÃO, ALOJAMENTO E REFEIÇÕES – GRATUIT0 http://turismoepatrimonio.wordpress.com/
Com os meus cumprimentos e amizade
CONVITE

I CONGRESSSO NACIONAL

TURISMO E PATRIMÓNIO (IMATERIAL)

desenvolvimento integrado e preservação da identidade das aldeias históricas de Portugal

20  a  21 de Setembro

Castelo Branco, São Vicente da Beira, Alcains


ORGANIZAÇÃO:  A AHP- Aldeias Históricas de Portugal, Câmara Municipal de Castelo Branco e  Junta de Freguesia de São Vicente da Beira.

INSCRIÇÃO, ALOJAMENTO E REFEIÇÕES – GRATUIT0 http://turismoepatrimonio.wordpress.com/

APRESENTAÇÃO
Este  congresso  é o primeiro do seu género em Portugal.
DEMOCATRIZA a cultura , a informação e o debate, ao ter ser oferecido  a todos a gratuitidade de todos os serviços  
CONGRESSO PARA TODOS.  Graças ao esforço concertado dos parceiros, o seu custo foi irrelevante - é esta a solução para a crise.
Turismo e Património (Imaterial) vão ser objecto de reflexão conjunta feita por responsáveis governamentais, especialistas  de instituições superiores de ensino do País e conferencistas.
Porquê a escolha - Turismo e Património (Imaterial)?
Nunca se ouviu falar tanto de Turismo e de Património Imaterial.
A consciência da importância do Património Imaterial  reforçou-se com a classificação do Fado pela UNESCO.
Reacendeu o interesse, por todo o País,  na identificação, na revivificação de festas, romarias,  recriação de costumes de cariz histórico ou popular – Penedono recorda o célebre Magriço; Penha Garcia As Jornadas Templárias;  São Vicente da Beira a Semana Santa; Sabugal a capeia arraiana; Escaroupim, Patacão …a cultura Avieira; AlandroalConstânciaVila Nova da BarquinhaMonchiqueSardoal
Uma mais-valia, que pode ter impacto no aumento do turismo, no desenvolvimento das regiões... 
MAS SERÁ assim tão linear?
PRÁTICAS E (PRE)CONCEITOS -  A reflexão incidirá sobre aspectos até agora não analisados em conjunto que se prendem com práticas e conceitos:
LEGISLAÇÃO do Património Imaterial - limites e abrangência. COMO fazer a sua identificação? Elaborar o processo de candidatura? Conseguir o seu reconhecimento?
O Turismo e o Património Imaterial, com estratégias diferentes estão condenados a uma relação frouxa e periódica?  
Há uma estratégia governamental conjunta? Quais as linhas orientadoras?
 Quais as  novas práticas para estreitar a relação do Património imaterial, o turismo e as comunidades?
Podemos , a custos reduzidos, fazer do Património cultural  imaterial um dos principais vectores de desenvolvimento do País? COMO?

ESTAS SÃO AS QUESTÕES SOBRE AS QUAIS VAMOS REFLETIR

NOTA EXPLICATIVA:
Inaugura a série de Congressos Nacionais a realizar anualmente pelo País.  Em 2014, será o II CONGRESSO Nac.Turismo e Património (Mundial).

PARTICIPANTES Secretário de Estado do Turismo (representante), Universidades Lusófona e Nova de Lisboa (Faculdade de Arquitectura); Instituto Politécnico de Tomar (Departamentos de Turismo/Conservação e Restauro do Património) Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar (IPL); cultura Avieira, Instituto Politécnico de Santarém; Câmaras Municipais, SEDES,SAMTHIAGO empresa de restauro, Albaiaz (ONGp), Ppportomuseus,INATEL,. PCI – Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial


 INFORMAÇÕES/: 
AHP – Aldeias Históricas de Portugal – 968375777,                                       E- MAIL  isabelveigacabral2gmail.com ;  ahp@ahp-aldeiashistoricasdeportugal.com                                                                           SITE - http://www.ahp-aldeiashistoricasdeportugal.com/                                                     Junta Freg de São Vicente da Beira  272487117
ALOJAMENTO

POUSADA DE JUVENTUDE
CASTELO BRANCO

Rua Dr. Francisco José Palmeiro, Edifício do IPDJ6000-230 Castelo Branco
T.   272 344 025

Enviar um comentário