segunda-feira, maio 30, 2016

O Lobo em Terras do Côa" | 10-12 Junho 2016



Programa de Ecoturismo realizado e co-financiado no âmbito do projecto LIFE MedWolf – Boas Práticas para a Conservação do Lobo em Regiões Mediterrânicas.

Esta actividade tem o custo de 40 euros/pessoa (50% de desconto para crianças até 12 anos) e inclui a participação em todas as actividades mencionadas no programa, jantar de Sexta-feira, almoço-piquenique de Sábado, bem como seguro. Não inclui alojamento. Se optar por uma das sugestões apresentadas no cartaz em anexo, podemos ajudar a efectuar a reserva. 

Inscrições e informações:
Rotas & Raízes: geral@rotaseraizes.pt 924433370
Grupo Lobo: globo@fc.ul.pt / 217500073
cesanto@hotmail.com / 933 237 709

domingo, maio 29, 2016

Agroraia 10 a 12 de Junho Aldeia Velha


Aldeia Velha será este ano palco da quarta edição da Agroraia, uma feira que pretende impulsionar o setor agrícola e pecuário da região.

Durante três dias, 10, 11 e 12 de junho, o evento irá contar com exposição de máquinas agrícolas, animais de raças puras e cruzadas, feira experimental do burro e do cavalo, artesanato, produtos locais e ainda animação musical, garraiadas, e muito mais!

Todos os interessados em participar como expositores devem efetuar a sua inscrição através do email: afrsdelegadoexecutivo@gmail.com.

A Agroraia é uma organização da Associação de Freguesias da Raia Sabugalense e Município do Sabugal.

Não perca!

Inscrições - "Módulo I - Projetos de Amendoal" - curso "Especialização em Projetos de Investimento Agrário" (EPIA-2.0)

O Fórum Florestal, com o apoio da Câmara Municipal de Alfandega da Fé, da Cooperativa Agrícola e da Associação de Beneficiários e Regantes de Alfandega de Fé, está a promover no dia 10 de Junho em Alfandega da Fé, o  "Módulo I – Projetos de Amendoal" - curso “Especialização em Projetos de Investimento Agrário” (EPIA-2.0)
Este curso surge no seguimento do Projeto de formação “Elaboração de Projetos de Investimento Agrário” (EPIA).

Atendendo às solicitações para a frequência deste curso temos vagas limitadas, as quais serão preenchidas pela ordem de inscrição (com pagamento confirmado)
Vai ser uma excelente oportunidade para que os técnicos projetistas, promotores e outros agentes que pretendam investir na cultura do amendoal, designadamente em novos sistemas de produção, possam adquirir conhecimentos técnicos, visitar um amendoal e simular a elaboração do projeto. Esperamos que seja do vosso agrado.

Mais informações:
Contato móvel da Coordenadora pedagógica: Zulmira Campelo: 96 34 34 307




quinta-feira, maio 26, 2016

Curso de Bushcrafts - Artes do Mato

A Associação Transumância e Natureza, em parceria com a Rupestris e Rewilding Europe, organiza o I Workshop Bushcraft - Técnicas de Arte e Sobrevivência Contemporâneas em Espaço Natural, a realizar de 3 a 5 de Junho de 2016. O curso realiza-se no Porto de S. Miguel, Almeida.

Terás a oportunidade de aprender a construir abrigos, a fazer fogo expedito, captação e purificação de água, orientação, adaptação ambiental, socorrismo, sinais SOS, identificar plantas silvestres comestíveis e fabricar e manusear ferramentas artesanais: armas, armadilhas e utensílios.   


Para mais informações por favor contacte: geral@atnatureza.org ou 271 311 202.

Inscrições através deste link.

O curso tem vagas limitadas e poderá ser cancelado se não houver o número mínimo de inscrições.


O curso inclui: Módulos teóricos e práticos e seguro de acidentes pessoais.



segunda-feira, maio 23, 2016

Feira da Música . Bendada



No âmbito do evento Há Música na Serra 

ENERTECH SABUGAL 2016


ENERTECH SABUGAL 2016

Vai realizar-se no Sabugal, nos dias 2, 3, 4 e 5 de junho de 2016, a 1.ª edição da ENERTECH SABUGAL 2016 – FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA AS ENERGIAS dedicada à Biomassa Florestal.
Sob o lema “SABUGAL, FONTE DE ENERGIA NATURAL”, esta feira pretende ser uma mostra tecnológica para profissionais do setor da floresta e do aproveitamento energético da Biomassa Florestal Residual, nomeadamente em estratégias de eficiência energética.
O evento, da responsabilidade do Município do Sabugal, no âmbito da “Sabugal + Valor”, é realizado em parceria com a AMCF (Associação Malcata com Futuro), FF (Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa), ADES (Associação Empresarial do Sabugal), ENERAREA (Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior), IPG (Instituto Politécnico da Guarda) e IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco).
A realização desta feira terá o enfoque na demonstração do Potencial da Biomassa Florestal Residual (BFR) no concelho do Sabugal, bem como a promoção do debate sobre a importância BFR na estratégia de eficiência energética e tecnologias e produtos associados.
Do programa da ENERTECH SABUGAL 2016 constará uma conferência, demonstrações e exposições temáticas em espaço preparado para, por um lado, proporcionar trocas de experiências e contactos entre os agentes do setor e, por outro lado, ser um local de informação e aproximação à sociedade em geral.
Contactos
Emails.: enertechsabugal2016@cm-sabugal.pt ǀ enertechsabugal2016@gmail.com
Tel.: 271 751 040
Mais informações aqui:

domingo, maio 22, 2016

Conferência “A Biomassa Florestal Residual: A sua importância para o desenvolvimento do Interior”

A gestão dos recursos naturais são hoje uma preocupação e uma prioridade mundial, neste sentido a biomassa florestal residual assume um papel importante na fileira das energias renováveis e em especial na economia do mundo rural.

A Conferência “A Biomassa Florestal Residual: A sua importância para o desenvolvimento do Interior” pretende ser um espaço de discussão e encontro de ideias sobre as potencialidades desta fonte de energia nos territórios do interior do país.



sábado, maio 21, 2016

PALESTRA: VESPA E CANCRO DO CASTANHEIRO ǀ CASTCÔA

A vespa do castanheiro (Dryocosmus Kuriphilus) foi recentemente detetada perto do concelho do Sabugal. 

Devido à aproximação desta praga ao nosso concelho, e de modo a aconselhar os produtores, o Município tomou a decisão de organizar uma palestra acerca desse tema e ainda sobre o estudo do cancro do castanheiro e a Castcôa – Associação de Produtores de Castanha do Côa.

A conferência irá realizar-se no dia 30 de maio, segunda-feira, pelas 18h30, no auditório da Junta de Freguesia dos Fóios.


Emprego ADES




TÉCNICO DE GESTÃO E CONTRATAÇÃO PÚBLICA (m/f)
Empresa: ADES - Associação Empresarial do Sabugal
Tipo: Tempo Inteiro
Data: 18-05-2016
Zona Sabugal
Categoria emprego Direito / Justiça / Economia / Gestão
ANÚNCIO:
A ADES – Associação Empresarial do Sabugal pretende recrutar, para a sua SEDE em Sabugal, um(a) técnico(a) , preferencialmente com experiência confirmada na elaboração de candidaturas a projetos de investimento, nomeadamente para candidaturas diversas ao Portugal 2020, PDR 2020, entre outros programas de apoio/incentivos, assim como experiência na Área de Contratação Pública (fator prioritário).
DESCRIÇÃO DO PERFIL (PREFERENCIAL)
• Licenciatura em Direito / Gestão / Economia / Contabilidade entre outras
• Experiência e formação profissional na área da contratação pública
• Experiência na utilização de plataformas eletrónicas de contratação pública
• Experiência na elaboração de candidaturas no ultimo Quadro de Apoio Comunitário
• Certificado de Aptidão Pedagógica e experiência na Área Formativa
• Conhecimentos de informática na ótica do utilizador, de preferência em ambiente Windows (Word e Excel)
• Conhecimentos de Inglês
• Forte sentido de responsabilidade
• Bom relacionamento interpessoal e apetência por trabalho em equipa
• Facilidade de Comunicação
• Capacidade de sigilo e descrição
• Disponibilidade imediata
As respostas, contendo carta de apresentação, Curriculum Vitae, deverão ser enviadas, exclusivamente, para o endereço jorgeesteves@ades.pt , até dia 26 de maio. As candidaturas serão alvo de pré-seleção.

Curso de Manobrador de Operador de Máquinas Agrícolas e Florestais

A formação de Manobrador de Máquinas Agrícolas é uma formação obrigatória e vitalícia, serve para todo o tipo de máquinas agrícolas e tem um custo de 90 euros. No fim da Formação daremos um certificado e respetivo cartão. Os documentos necessários para a inscrição é cópia de cartão cidadão (no caso de BI, é cópia de BI e Contribuinte) e a morada completa do formando para envio posterior de cartão de manobrador e certificado.



Segundo o Decreto Lei 50-2005, para trabalhar com máquinas como Tratores, Sementeiras, Arados, Para-corte, Debulhadora e Máquinas Florestais, em Portugal e em qualquer país da UE, tem de ter formação para a sua utilização em segurança.

Nenhum empregador pode autorizar alguém a usar estes equipamentos se não puder provar que essa pessoa possui a formação adequada.

O Curso vai funcionar na escola Primária do Casteleiro.

Para mais alguma informação, estaremos à disposição.
Trabalhe com Máquinas em Segurança.
rotaseraizes@gmail.com 924 433 370

sábado, maio 14, 2016

Inscrições - curso "AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES RÚSTICOS" - Viseu - ajuste no cronograma

O Fórum Florestal, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, está a promover em Viseu,  o curso "AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES RÚSTICOS” " http://forumflorestal.pt/curso-de-avaliacao-de-propriedades-rusticas-viseu/ 8ª edição no Pais:
·         Local de realização: Junta da Freguesia Ranhados, Rua da Sede, Ranhados, Viseu: https://www.google.pt/maps/place/3500-624+Ranhados/@40.6421678,-7.9090624,15z/data=!4m2!3m1!1s0x0d2336f1457819c9:0x7411b8102c668dbe?hl=pt-PT

·         Datas: 19 e 20  de maio, 01 e 02 de Junho de 2016 das 9H30 às 12H30 e das 14H00 às 18H00

Aproveitamos ainda para salientar o excelente feed-back que os formandos nos manifestam no final do curso, sendo que a satisfação dos formandos (média de todos os itens de avaliação) na última edição foi de 4,46 valores (escala de 1 a 5).



Com os melhores cumprimentos,

Zulmira Campelo

Departamento de formação profissional
Descrição: forum


segunda-feira, maio 09, 2016

CONVITE_CERIMÓNIA DE ASSINATURA DE PROTOCOLO_IMPLEMENTAÇÃO CETS

Os Presidentes das Câmaras Municipais de Sabugal, Almeida e Penamacor vêm por este meio convidar V. Exa. para estar presente na cerimónia de assinatura do protocolo que reconhece à Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional a capacidade técnica para a implementação, coordenação e monitorização da Carta Europeia de Turismo Sustentável da Gata-Malcata/Terras do Lince, através da execução do conjunto de ações obrigatórias constantes no Plano de Ação 2016-2020.
A assinatura deste protocolo entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, as Câmaras Municipais de Sabugal, Almeida e Penamacor e a Territórios do Côa terá lugar no próximo dia 12 de maio às 14h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sabugal.

Contamos com a sua participação em mais um passo rumo ao desenvolvimento turístico sustentável do Território Gata-Malcata/Terras do Lince.


quarta-feira, maio 04, 2016

terça-feira, maio 03, 2016

Triatlo do Sabugal - 4 e 5 de junho

O Município do Sabugal vem por este meio dar conhecimento de um evento desportivo, de âmbito nacional, para o qual desde já solicitamos a melhor colaboração, tanto na difusão do mesmo, como numa envolvência mais direta.
Uma vez mais, o concelho do Sabugal irá receber, nos próximos dias 04 (sábado) e 05(domingo) de junho, a competição de Triatlo do Sabugal, duas provas computáveis para o Campeonato Nacional de Clubes.
O Triatlo do Sabugal é uma organização da Câmara Municipal do Sabugal e da Federação de Triatlo de Portugal.

O evento, organizado em 2 dias, contará com a organização de uma prova na distância olímpica no sábado, pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes, estando reservado para domingo a organização de uma Prova Aberta e de uma Prova de Estafetas pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes, ambas na distância Super - Sprint.
Com esta iniciativa, pretende-se divulgar o património cultural e natural do Concelho, acolhendo atletas dos principais Clubes Desportivos do nosso país, a saber Benfica, Sporting, Porto entre outros.
Sendo uma prova que irá decorrer em vários pontos do Concelho, será necessário colocar pessoas nos vários Postos de Abastecimentos, Percursos e Meta, de forma a darem apoio aos atletas, aquando da sua passagem por estes pontos.
Sendo o Concelho do Sabugal conhecido pela sua hospitalidade, solidariedade e entreajuda, vimos por este meio solicitar a vossa cooperação, neste grande Evento Desportivo, indicando-nos 2 ou 3 voluntários para apoio nos vários Postos da Prova. Neste sentido, agradecíamos que nos indicassem o NomeIdadeTelefone e Email dos mesmos, de forma a podermos agilizar junto dos responsáveis da Federação, o número e os locais, onde são imprescindíveis estes apoios.
Porque se trata de um evento desportivo com grande impacto e com uma logística considerável, solicitamos a indicação dos dados dos voluntários no site do Município:http://www.cm-sabugal.pt/concelho-do-sabugal/ensino/queres-ser-voluntario/ ou para o presente email, o  mais breve possível.

Agradecendo antecipadamente a colaboração de todos, apresentando os nossos melhores cumprimentos,
O Município do Sabugal





CONVITE - Lançamento GEOfundos - 16 Maio


segunda-feira, maio 02, 2016

FAME-Feira de Aventura Montanha e Ecoturismo 7 e 8 de Maio

Novidades sobre GLIFOSATO: primeiras análises em Portugal

Desde a nova classificação da OMS como potencial cancerígeno para humanos do pesticida mais utilizado em todo o mundo, o herbicida GLIFOSATO, as notícias têm vindo em avalanche, mas agora há notícias e acontecimentos em Portugal a merecer destaque: as primeiras análises revelam situação descontrolada de contaminação por este pesticida e houve uma cobertura televisiva na RTP1, no Biosfera, abertura do telejornal de 29 de abril e a reportagem Linha da Frente a 30 de abril.

- Comunicado: GLIFOSATO – O HERBICIDA QUE CONTAMINA PORTUGAL, PTF, 30/04/2016
A Plataforma Transgénicos Fora (PTF), da qual o MPI é parceiro, em colaboração com o Detox Project (detoxproject.org) realizou análises à urina de 26 voluntários portugueses e ainda a amostras de trigo, aveia e leite, apenas o leite foi negativo, e os resultados à urina não só foram positivos em 100% das amostras como os valores encontrados foram surpreendentemente elevados, mais elevados que os detetados noutras análises realizadas noutros países, entre 12.5 e 32.5 ng/ml, com um valor médio de 26.2 ng/ml que é cerca de 260 vezes superior ao valor permitida na água de bebida! Para ler mais: http://www.stopogm.net/glifosato-herbicida-que-contamina-portugal

- Biosfera (XIII) – Quais os impactos do glifosato na saúde das populações (episódio 31), 16/4/2016: http://www.rtp.pt/play/p1995/e232074/biosfera , a destacar o testemunho de 2 autarquias que subscreveram o manifesto “Autarquia sem glifosato”, a freguesia da Estrela (Lisboa) e o município de Castelo de Paiva.

- Abertura do telejornal de 29/4/2016: http://www.rtp.pt/play/p2226/e233744/telejornal , noticia a os resultados preocupantes encontrados nas primeiras análises realizadas em Portugal ao glifosato pela Plataforma Transgénicos Fora e a reportagem Linha da Frente a emitir no dia seguinte.

- Reportagem LINHA DA FRENTE (XVIII) - Erva Daninha (episódio 16), 30 de abril, logo após o Telejornal: http://www.rtp.pt/play/p2231/e233809/linha-da-frente
Reportagem sobre o herbicida mais utilizado em Portugal e no Mundo, na agricultura e na jardinagem, o Glifosato. A RTP, através da Plataforma Transgénicos Fora, quis saber o que se está a passar com as famílias portuguesas. Foram enviadas amostras para um laboratório de uma universidade norte americana e os resultados são assustadores.

MPI - Movimento Pró-Informação para a Cidadania e Ambiente
Morada: Edifício da Junta de Freguesia do Vilar, Largo 16 de Dezembro, n.º 2 - 2550-069 VILAR CDV  
tel. / fax: (+351) 262 771 060   e-mail: mpicambiente@gmail.com Site: www.mpica.info