sábado, julho 30, 2016

Dia Municipal para a Igualdade 2016



cid:image001.jpg@01D0BD6C.C1274BC0IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO
Dia Municipal para a Igualdade | 24 de outubro 2016
Um compromisso coletivo com a Igualdade. Uma iniciativa de cidadania local.
Desde 2010 que centenas de organizações de todo o país e autarquias locais assinalam esta data promovendo iniciativas diversas no âmbito da igualdade. Este ano, aceite o desafio da Comissão Organizadora e junte-se a nós no dia 24 de outubro.
Promova uma iniciativa, envolva entidades parceiras e para inscrever essa atividade clique aqui
Conheça as iniciativas anteriores em clique aqui
Para mais informações em clique aqui
Banner logos.jpg

sexta-feira, julho 22, 2016

Campanha de Vigilância de Incêndios 2016 – Seja voluntário(a) na Reserva da Faia Brava e disfrute viver no coração de uma Área Protegida.


Inclui
·         Kit de alimentação
·         Bicicleta para a Reserva
·         Alojamento em antiga escola recuperada
·         Acampamento opcional no coração da Reserva da Faia Brava
·         Binóculos
·         Certificado de participação

Quando
2016-07-01 até 2016-09-30
Onde
Área Protegida Privada da Faia Brava e ZIF Algodres/Vale de Afonsinho
Nome do Contacto
Telefone do Contacto: 271 311 202
 e-mail: geral@atnatureza.org
Participantes
Maiores de 18 anos.

Neste Verão, a Associação Transumância e Natureza (ATN) procura voluntários para ajudar na vigilância contra fogos. Com um grupo de amigos ou a título individual, venha viver a experiência única de colaborar com a nossa equipa de campo e a nossa equipa técnica nas acções de vigilância e prevenção de incêndios rodeado pela Natureza e muita biodiversidade!
O programa é aberto a pessoas com mais de 18 anos que tenham gosto em estar em contacto com o mundo natural e em contribuir para a sua defesa e protecção.
Os voluntários ficarão alojados na Aldeia de Algodres (aproximadamente a 3,5 km da Reserva da Faia Brava e a 800m do local mais utilizado para a vigilância, a Capela de Santa Bárbara). O alojamento será na antiga Escola Primária que foi remodelada, possuindo um conjunto de comodidades que permitem uma estadia agradável, incluindo casa de banho e cozinha. Na aldeia de Algodres existe um café com acesso Wifi à internet, minimercado e um posto de correios.
Será fornecida uma caixa com ingredientes básicos para os voluntários poderem confeccionar as suas refeições.
É possível utilizar bicicleta para facilitar o transporte até à Reserva e é também possível acampar no coração da Reserva da Faia Brava.
O período de duração (datas) é definido pelos voluntários conforme a sua disponibilidade. Durante o seu período de voluntariado deverá garantir a vigilância contra incêndios durante um período do dia, definido previamente pela ATN. No seu tempo livre deixe a calma tomar conta de si, inspire-se no património paisagístico da região e desfrute da sua passagem pelo apaixonante vale do Côa.
A inscrição é obrigatória, devendo para tal contactar a Associação Transumância e Natureza através do email ou telefone.

Ajude-nos a manter a Reserva da Faia Brava livre de incêndios!

terça-feira, julho 12, 2016

Oikos e Fundação Vodafone lançam Plataforma Inovadora para a Agricultura

Serve o presente e-mail para relembrar que a data limite de inscriçãono Evento de Lançamento do "SmartFarmer" é já no dia 13 de julho (quarta-feira). Se ainda não se inscreveu e está interessado em participar, não se esqueça de efetuar a sua inscrição. Lembramos que a entrada é gratuita mas a inscrição é obrigatória.  

Caso não possa estar presente no evento mas queira receber informação mais detalhada sobre a ferramenta "SmartFarmer", solicitamos que preencha igualmente o formlário (Botão verde "Increva-se aqui").

Para ver o Programa e fazer Inscrição clique no botão verde "Inscreva-se aqui!"



Esperamos amavelmente pela sua inscrição até ao dia 13 de julho.

Antecipadamente gratos pela atenção, apresentamos os melhores cumprimentos.

Pedro Krupenski – Diretor de Desenvolvimento
Email: pedro.krupenski@oikos.pt
Telefone: 218823630

segunda-feira, julho 11, 2016

Inquérito - Floresta e Alterações Climáticas - PROFOUND

Caro Profissional do Sector Florestal,
 
Estão a ser convidados, em 11 países europeus, profissionais e investigadores a partilharem a sua visão à cerca das alterações climáticas, o seu impacte no sector florestal e os meios desenvolvidos para a sua investigação. Os dados recolhidos serão analisados para identificar as eventuais divergências entre decisores políticos, profissionais do sector florestal e investigadores. A informação adquirida será usada para definir estratégias de comunicação sobre os impactes das alterações climáticas na floresta e soluções para a sua adaptação.
PROFOUND (http://cost-profound.eu/site/) é uma Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST) que tenta estabelecer previsões sólidas sobre a floresta, num clima em mudança. Tem como objetivo desenvolver informação fidedigna para os decisores, sobre a incerteza dos modelos preditivos de simulação florestal, e promover uma comunicação baseada em evidências científicas.

Em cada país participante estão a ser enviados convites aos profissionais que desenvolvem actividade no sector da floresta e, em Portugal, você é um dos convidados a responder a este questionário.
É importante que este questionário seja respondido unicamente pela pessoa que recebeu o convite, e uma única vez, para que este possa reflectir exclusivamente a visão real do inquirido.
A sua colaboração é muito importante!
A participação é voluntária e não tem que indicar o seu nome. Solicitamos, se possível, que responda ao questionário até dia 13 de junho.

Muito agradecemos a sua inestimável contribuição para este estudo e colocamo-nos à sua disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas que possam surgir.

Exposição de Fotografia 'EMOÇÕES' (Ciudad Rodrigo)


GeObserver na Serra da Arrábida e Estuário do Sado



Foi assinado um novo protocolo entre o GeObserver (www.geobserver.org) e o IPS – Instituto Politécnico de Setúbal para implementação do sistema na Serra da Arrábida e Estuário do Sado, passando assim a plataforma a “observar” mais estas duas áreas protegidas.

O GeObserver é um sistema de informação geográfico, criado em 2011 no IPS – Instituto Politécnico de Setúbal em parceria com a ASE - Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela, orientado para o conhecimento, investigação e protecção ambiental, assentando num modelo colaborativo. A esta parceria juntou-se também o CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela (Município de Seia), parceiro fundamental na área da biologia e biodiversidade.

A plataforma encontra-se actualmente, e desde o seu início de actividade, instalada no Parque Natural da Serra da Estrela onde tem revelado grandes potencialidades e contributos, tanto para a protecção ambiental como para comunidade científica.

Alguns resultados interessantes foram:
·         descoberta da águia-de-Bonelli, ave extinta na serra da Estrela há mais de 30 anos,
·         novos habitats para a lagartixa-de-montanha (Iberolacerta monticola), uma espécie vulnerável e endémica da serra da Estrela, descoberta esta, que, do ponto de vista científico se revelou muito importante, alterando deste modo o mapa da sua distribuição.

Os dados constantes na plataforma são fornecidos não só pelas entidades que apoiam o projecto, mas também por cidadãos comuns que podem registar as suas observações de biodiversidade ou alertas ambientais.

A implementação na Serra da Arrábida e Estuário do Sado representa um novo desafio, uma vez que as características destas áreas são muito diferentes da Estrela, principalmente o Sado tratando-se de um ambiente maioritariamente marinho.

A implementação no Parque Natural da Arrábida e Reserva Natural do Estuário do Sado faz parte de uma nova fase, que pretende chegar a outras áreas protegidas do país com a mesma finalidade: observar para preservar - recolher e agregar informação, cruza-la e fornecer dados que permitam melhor conhecer e proteger estes monumentos naturais.

Hoje a plataforma faz o cruzamento de mais de um milhão de registos, é utilizada por mais de uma dezena de universidades e escolas (nacionais e estrangeiras) para estudos e investigações.



sábado, julho 02, 2016

Inter Freguesias - Meias Final e Final






TORNEIO INTER-FREGUESIAS: MEIAS-FINAIS E FINAL ǀ 9 e 10 de JULHO

PAVILHÃO MUNICIPAL




O 14.º Torneio de Futsal Inter-Freguesias do Concelho do Sabugal 2016, que contou com a participação de 22 equipas, termina no segundo fim de semana de julho, dias 9 e 10, com os respetivos jogos a decorrer no Pavilhão Municipal.

No sábado, às 16 horas, entram em campo as equipas da Rapoula do Côa e de Penalobo, seguindo-se o jogo entre Alfaiates e Sabugal, pelas 17h30.

No dia seguinte, disputam-se o 3.º e 4.º lugares, às 16 horas, estando a grande final marcada para as 17h30 desse domingo.

Pode assistir aos jogos em direto, através do YouTube, em:https://www.youtube.com/watch?v=hl6-29ejuU0
  



“SABUGAL RESPIRA DESPORTO”