Actividades




















Fim-de-semana Europeu de Observação de Aves | 6 de Outubro de 2012 | Faia Brava



Observação de Aves  - As aves rupícolas e aquáticas
Data:2012-10-06
Hora de encontro:09:00:00




Venha observar e descobrir a diversidade de aves na Reserva Faia Brava


 

Organização: Associação Transumância e Natureza; Quercus Guarda; Associação Transcudânia




















Exposição temporária de banda desenhada sobre o «Lince Ibérico» no Forno Comunitário da freguesia da Malcata.

Lince Ibérico - MalcataPromovida pela Liga para a Proteção da Natureza(LPN), está em exposição temporária, no Forno Comunitário de Malcata, a Banda Desenhada sobre o Lince Ibérico, que faz parte do Projeto «Life Habitat Lince/Abutre».
A exposição poderá ser visitada até ao dia 15 de Abril, nos seguintes horários: dias da semana das 15.00h às 17.00 horas, sábados e domingos das 14.00 às 18.00 horas.
Esta mostra destina-se em geral a todo o público, e particularmente às escolas, com o objectivo de sensibilizar os visitantes para a defesa e protecção desta espécie animal em via de extinção.
A dupla de autores são nomes consagrados, a saber: José dos Santos Garcês, ilustrador e pintor português, um dos mais notáveis autores da banda desenhada; e Bruno Pinto, biólogo e especialista em biodiversidade, nomeadamente em programas relacionados com o Lince.
Esta exposição em Malcata deve-se particularmente ao Ricardo Nabais e à Mafalda Pereira, da associação Transcudânia, que a descobriram na Exponor, e que depois de contatarem a Associação Cultural e Desportiva e a Junta de Freguesia de Malcata providenciaram para que a mesma se pudesse realizar. A eles um muito obrigado dos malcatanhos!
E já agora, a todos as que a visitarem, uma recomendação: Tenham «olho de lince»!…
Rui Chamusco 



 







Hora
Sábado, 6 de Agosto · 17:00 - 20:00

Local
Malcata

Criado por

Mais informação
Vai-se realizar no próximo dia 6 de Agosto a 2º Cãominhada do Concelho do Sabugal. O local de encontro vai ser na antiga escola primária de Malcata (salão da Junta de Freguesia e Associação Desportiva de Malcata), com início 17:00h, onde irá abrir o secretariado, seguido de uma Sessão de Esclarecimento com os seguintes temas:
a) “O Abandono dos animais” - Apresentação de casos;
b) “Microship: (des)proteção animal: aplicação da lei... e regulamentos;
c) Procedimentos para o registo online dos Microchips dos Canídeos – Aplicação SICAFE: Esclarecimento às Juntas de Freguesia e proprietários dos animais.

A cãominhada irá iniciar pelas 18:30 h, seguindo-se uma refeição volante e convívio entre os participantes.

O percurso terá cerca de 10 km, por caminhos rurais de Malcata, passando pela Serra da Malcata.

É organizada pela ADES – Associação de Desenvolvimento do Sabugal, em conjunto com a VetCôa-Serviços Veterinários, Lda e a Husse Guarda. Conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal e da Junta de Freguesia de Malcata e ainda com a colaboração da Associação Transcudânia e Associação A Casota.

O valor da inscrição é de 10 €, inclui uma refeição ligeira após a Cãominhada. Do preço de inscrição 2,00 € destinam-se à compra de material para esterilizações de cães de rua que serão encaminhados para adopção. Os participantes terão direito a uma refeição volante no final da Cãominhada.

Inscrições na ADES - Associação Desenvolvimento Sabugal ou na VETCÔA, LDA.
Brevemente sairá o Cartaz com o Programa e uma Ficha de inscrição online.

INSCREVA-SE E PARTICIPE!

Ficha de Inscrição

 

 

Para comemorar o dia da Terra (22 de Abril de 2011) a Transcudânia  e o Núcleo da Quercus Guarda organizando o evento Saída  "Pé n'A Terra", no  dia 23 de Abril no percurso do Espírito Santo na Serra da Malcata.

Vai ser um percurso de duas horas para registar toda a biodiversidade existente neste percurso.
Venha dai, traga a máquina fotográfica e guias, vamos aprender uns com os outros e descobrir a biodiversidade da serra.....

Inscrição é gratuita mas obrigatória para podermos esperar no local de encontro.