sexta-feira, março 29, 2013

Assalto ao Castelo - Alfaiates


ASSALTO AO CASTELO 
A Câmara Municipal do Sabugal promove no próximo dia 30 de março, sábado, pelas 21h30, em Alfaiates, a Recriação Histórica do Assalto ao Castelo, a cargo da Companhia de Teatro VIV`ARTE.
Nos finais do séc. XIII, estando ainda bastante indefinidas as linhas fronteiriças entre o jovem reino de Portugal e os reinos de Castela e Leão, as disputas pela posse dos castelos da raia eram constantes, agravando-se com D. Afonso III, aquando da conquista definitiva do Algarve. Este monarca viria, entretanto, a casar-se com a Infanta Beatriz, filha ilegítima de Afonso X, o Sábio. Estas curtas tréguas permitiram que Afonso X de Leão reconhecesse a posse do reino do Algarve não ao genro mas ao neto, o futuro D. Diniz, no Tratado de Badajoz.
Os Reinos Ibéricos continuaram a dilacerar-se com graves questões, como o que antecedeu e se seguiu à morte de Afonso X, Rei de Leão e Castela. D. Diniz já Rei, aliou-se ao Rei de Aragão e com outro neto de Afonso X, pretendente à coroa de Leão e Castela, D. Afonso de Lacerda, invadiu o reino vizinho, levando as suas forças até Simancas, próximo de Valladolid, onde se encontrava a corte. Foi no regresso desta expedição que, valentemente, se apoderou dos castelos da região de Ribacôa, entre eles o de Alfaiates. Esta conquista, legitimada depois com o Tratado de Alcanizes, serve de mote à recriação histórica do assalto ao Castillo de la Luna, como tradicionalmente era conhecido antes de ter adotado o topónimo árabe de Al faiates.
A opção de utilização do conceito de “Recriação Histórica” está claramente vinculada ao contexto patrimonial do concelho do Sabugal, onde estes eventos encontram um contexto simbólico, do ponto de vista físico e imaterial, de grande relevância e que, sendo âncoras da visitação turística, são também motores das demais atividades com relevância no território.
Desfrute… e Surpreenda os Sentidos!
 

Sem comentários: