domingo, fevereiro 23, 2014

O BUCHO É REI NO CARNAVAL DO SABUGAL

A Câmara Municipal do Sabugal organiza, pelo sétimo ano consecutivo em época carnavalesca, mais uma edição dos Roteiros Gastronómicos, de 28 de fevereiro a 4 de março de 2014, com o objetivo de promover a gastronomia local. A nossa cozinha tradicional é farta no porco, no cabrito e borrego, no pão e batatas regadas com azeite, nos temperos de alhos, cebola, louro, ervas da Malcata e onde não podem faltar os queijos curados, os enchidos, os torresmos, as azeitonas e o toque final dos doces tradicionais. A abertura oficial será no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), pelas 17h30, no Centro de Negócios Transfronteiriço (C.N.T), localizado no Soito, no programa da RTP 1, Portugal em Direto. O momento será, também, marcado pelo lançamento da publicação “O Bucho do Sabugal”, uma edição da Câmara Municipal e da Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte. À semelhança da edição anterior, este ano os restaurantes aderentes concorrem ao “Prémio Iguaria”, desta vez confecionando o tradicional Bucho Raiano, que será avaliado por um Júri constituído por um reconhecido Chefe de Cozinha, um elemento da Confraria do Bucho Raiano e um elemento da Universidade Sénior do Sabugal.
Esta prova realiza-se, pelas 15h00, no C.N.T, seguida de workshop temático “O Bucho é Rei no Carnaval do Sabugal”, dinamizado pelo Chefe de Cozinha, dirigido essencialmente aos empresários de restauração do concelho.
O fascínio das paisagens envoltas em denso nevoeiro, a Serra de Malcata coberta de neve, o sincelo nas árvores que serpenteiam o Côa, uma lareira acesa, acolhedora a quem chega, os cheiros que sobram das chaminés beirãs, as brincadeiras das crianças sempre em correrias para afugentar o frio, a beleza dos “carapitos” nos beirais dos telhados, … A natureza brinda-nos com o seu encanto; nós queremos exaltar o nosso melhor fazer e saber, e realçar o melhor das nossas tradições. Este continua a ser o mote para mais uma edição dos Roteiros Gastronómicos, que levam à mesa dos restaurantes aderentes as iguarias cuidadosamente selecionadas e confecionadas com o que de melhor a terra dá.
Nesta edição, os restaurantes aderentes são:
O Pelicano (Alfaiates), Casa Esquila (Casteleiro), El Dorado (Fóios), Trutalcôa (Quadrazais), Sabores do Côa (Rapoula do Côa), O Templo (Sabugal), O Robalo (Sabugal), Sol-Rio (Sabugal) e D. Sancho (Sortelha).
Os comensais poderão, durante as noites, usufruir de momentos musicais ao vivo, declamação de poesia ou contemplar quadros, habilmente “construídos” no âmbito das Edições do Pintar Sabugal, promovidas pela ADES – Associação de Desenvolvimento Local do Sabugal.
No sábado de Carnaval, dia 1 de março, pelas 11h00, realiza-se no Pavilhão do Lar de Santo Antão, em Aldeia do Bispo, o V Capítulo da Confraria do Bucho Raiano, seguido de almoço com a degustação da iguaria típica desta época – o Bucho. A cerimónia termina com o desfile das Confrarias pelas ruas da aldeia.
No domingo de Carnaval, dia 2 de março, pelas 15h00, terá lugar, o tradicional desfile de Carnaval, nas ruas da cidade, com a colaboração das várias associações e IPSS’s do concelho do Sabugal, bem como de todos os foliões que se queiram associar a este momento de pura diversão.
Para este ano lançou-se o repto aos participantes do desfile de festejarem a “LIBERDADE”, uma referência à comemoração dos 40 anos do 25 de abril. Num contexto de desfile carnavalesco, os participantes poderão através da indumentária, da caracterização, da encenação retratar um período da História que marcou fortemente o País. Lançar esta temática tem como objetivo relembrar, e dar a conhecer aos mais jovens, um marco da História Nacional, tantas vezes evocado através de imagens, símbolos, canções, mensagens,…
Desfiles carnavalescos, bailes, capeias/garraiadas e outras recriações da tradição animarão, também, muitas das aldeias do concelho, assegurando, assim, a identidade e a coesão da comunidade.
Desfrute… e Surpreenda os Sentidos!
Enviar um comentário