Associação para a Valorização do Património Histórico e Natural do Concelho do Sabugal
quinta-feira, outubro 27, 2016
quarta-feira, outubro 26, 2016
terça-feira, outubro 25, 2016
segunda-feira, outubro 24, 2016
domingo, outubro 23, 2016
sábado, outubro 22, 2016
Jantar Debate 'O Poder da Comunicação para os territórios', com Ricardo Costa
Ricardo Costa modera jantar debate ‘O Poder da Comunicação para os territórios’
A TERRITÓRIOS DO CÔA - Associação de Desenvolvimento Regional, com o apoio do Município de Mêda, realiza no próximo dia 28 de Outubro (sexta-feira), pelas 20:00h, o jantar debate alusivo ao tema ‘O Poder da Comunicação para os territórios’, no Longroiva Hotel & Termal SPA (Mêda), com a presença do Director-geral de informação do Grupo Impresa – Ricardo Costa, como moderador.
A partir das 18:30h será proporcionado um Welcome Drink nas instalações da Quinta Vale D’Aldeia, com prova comentada e visita à adega.
O preço, por pessoa, é de 20€ (vinte euros). Os(as) interessados(as) deverão proceder à inscrição por e-mail ou contacto telefónico*. O pagamento será feito no próprio dia, aquando do registo e validação da inscrição junto do secretariado do evento.
*Mais informação e reservas em:
Telm.: 914 506 242
E-mail: territoriosdocoa@gmail.com
sexta-feira, outubro 21, 2016
quinta-feira, outubro 20, 2016
quarta-feira, outubro 19, 2016
+ATIVO: HORÁRIOS 2016/17
O projeto +ATIVO (ATIVIDADE TERAPÊUTICA DE INTERAJUDA VIVENCIAL E OCUPACIONAL) está de regresso desde o início desta semana, encontrando-se o mesmo a decorrer em 21 localidades do concelho.
Incentivar uma ATIVIDADE que promova o bem-estar, criando laços de INTERAJUDAentre os habitantes seniores, melhorando o quotidiano VIVENCIAL da população de forma OCUPACIONAL, convidando-os a participar no desenvolvimento desportivo, cultural e comunitário, de modo a estimular a prática do desporto e adaptação a estilos de vida saudáveis, combatendo o isolamento da população sénior, é o principal propósito do +ATIVO.
Desenvolvido pelo Município do Sabugal desde 2014, em colaboração com o CLDS 3G “Sabugal Ativo”, o projeto pretende promover e dinamizar uma iniciativa que privilegia a prática de exercício físico.
Para mais informações:
Email: movimento@cm-sabugal.pt
Tel. 271 752 230 (Biblioteca Municipal)
Tel. 271 750 150 (Pavilhão e Piscinas Municipais)
“SABUGAL RESPIRA DESPORTO”
terça-feira, outubro 18, 2016
segunda-feira, outubro 17, 2016
PARTILHAR Notícias locais Bombeiros Voluntários do Sabugal realizam campanha «Ajude-nos a Ajudar / Hoje por Nós – Sempre por Vós»
Os Bombeiros Voluntários do Sabugal vão realizar a campanha «Ajude-nos a Ajudar / Hoje por Nós – Sempre por Vós», que tem por grande objectivo a angariação de fundos para a compra de um veículo de combate a incêndios florestais.
Estão já na calha alguns eventos que têm por destinatários várias faixas etárias da população sabugalense e dos demais que se queiram juntar às iniciativa.
No dia 22 de Outubro, terá lugar um espectáculo de Teatro de Revista à Portuguesa, no Salão da Junta de Freguesia.
No dia 29 de Outubro haverá um espectáculo musical com fados de Lisboa e de Coimbra no Auditório Municipal.
No dia 5 de Novembro acontecerá por sua vez uma sessão de teatro infantil, também no Auditório Municipal.
No dia 19 de Novembro será a vez de um jantar solidário com noite de fados, no Salão da Junta de Freguesia.
No dia 3 de Dezembro acontecerá uma sessão de teatro de comédia no Auditório Municipal.
O Capeia Arraiana associa-se à iniciativa, cedendo espaço para a informação relacionada com a campanha, para a qual desejamos o melhor sucesso.
domingo, outubro 16, 2016
Colóquio "Qualidade da aguardente de medronho e outras potencialidades" - Oleiros
Integrado na Mostra do Medronho e da Castanha, a qual terá lugar de 28 a 30 de outubro, o Município de Oleiros leva a efeito, no próximo dia 29 de outubro (sábado), pelas 10:30h, no recinto da Mostra, o colóquio "Qualidade da aguardente de medronho e outras potencialidades".
A iniciativa pretende privilegiar este ano a produção de "medronheira", dando enfoque à questão da sua qualidade enquanto elemento diferenciador e catalisador de potencialidades para a fileira. A questão do potencial de exportação deste produto revela-se bastante interessante e deve ser tida em conta. Confirmado está já um painel de especialistas que promete esclarecer e sensibilizar os vários interessados no assunto.
sábado, outubro 15, 2016
Como posso ser Gestor de SmartFarmer Local?
Fruto de uma parceria entre a nossa associada Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e aFundação Vodafone, a SmartFarmer, assume uma grande importância para a agricultura, a economia e a sociedade rural, permitindo o contacto directo entre o produtor e o consumidor, e estimulando uma maior interacção social entre as comunidades rural e urbana.
A SmartFarmer poderá ter um papel fundamental na redução do desperdício alimentar, disponibilizando mecanismos de previsão de compras. Também os produtores locais poderão doar produtos cuja venda ao público não se tenha concretizado, mas que estejam aptos para consumo humano. O SmartFarmer é uma plataforma inovadora, que pode ser acedida através de computador, tablet e de uma aplicação para telemóvel, e quer ter um papel activo na tão importante relação entre os circuitos agro-alimentares e mercados de proximidade
Se pretende ser Gestor SmartFarmer Local, fique a conhecer:
- Termos de Referência para os Gestores dos SmartFarmers locais
- Roteiro: próximos passos a dar pelos Gestores dos SmartFarmers locais
- Contrato de Confidencialidade. Deverá ser assinado pelos gestores de SmartFarmer locais.
- Minuta do contrato de parceria
- Termos de Referência para os Gestores dos SmartFarmers locais
- Roteiro: próximos passos a dar pelos Gestores dos SmartFarmers locais
- Contrato de Confidencialidade. Deverá ser assinado pelos gestores de SmartFarmer locais.
- Minuta do contrato de parceria
Para mais informações consulte:http://www.oikos.pt/
“SENSIBILIZAR, AJUDA!”
A partir deste mês de outubro, a Biblioteca Municipal do Sabugal vai lançar uma nova rubrica: “SENSIBILIZAR, AJUDA!”, com a realização de várias ações de sensibilização dirigidas à comunidade.
A primeira sessão está marcada para o próximo dia 18 de outubro, terça-feira, pelas 14h30, na qual vão ser abordadas as seguintes temáticas: “Saber comprar: conselhos e cuidados a ter nas compras” e “Serviços financeiros: os melhores serviços a contratar”, tendo como orador convidado um representante da DECO.
Com uma periodicidade mensal, pretende-se nestas ações abordar um leque de temas da atualidade, desde saúde, ambiente, economia, segurança, entre outros, contando as mesmas com a presença de especialistas das respetivas áreas.
Participe. Contamos com a sua presença!
ação de capacitação sobre o Portugal Inovação Social e Programa de Financiamentos
O Fórum da Economia Social do Distrito de Santarém está a promover a organização de uma ação de capacitação sobre o Portugal Inovação Social e Programa de Financiamentos, no dia 21 de outubro, entre as 14H e as 17:30H, no centro de Bem Estar da Zona Alta em Torres Novas.
Esta formação destina-se ao público em geral, nomeadamente: dirigentes e técnicos/as de organizações da Economia Social (associações, misericórdias, cooperativas, fundações e IPSS), autarcas, professores/as, voluntários/as, entre outras pessoas com intervenção na área social.
Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/1YjHd40kz7oRJTwMvW3krkJbIIGYRDA2Umk4IhNS2pYs/viewform?edit_requested=true
Esta formação destina-se ao público em geral, nomeadamente: dirigentes e técnicos/as de organizações da Economia Social (associações, misericórdias, cooperativas, fundações e IPSS), autarcas, professores/as, voluntários/as, entre outras pessoas com intervenção na área social.
Inscrições:https://docs.google.com/
segunda-feira, outubro 10, 2016
VAIVÉM OCEANÁRIO ESTACIONA NO SABUGAL
Nos próximos dias, de 11 a 15 de outubro, o Vaivém Oceanário vai estar no Sabugal, no Largo da Fonte; sendo os primeiros quatro dias reservados à Comunidade Escolar, IPSS's e Universidade Sénior, e o último dia ao Público em Geral.
Através deste projeto de educação ambiental em movimento, venha participar em atividades lúdicas e pedagógicas, de acesso gratuito, que exploram as diversas profissões relacionadas com os oceanos e a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.
Mais informações:
Município do Sabugal
Divisão de Desenvolvimento e Qualidade de Vida
Tel: 271 751 040 | Email: geral@cm-sabugal.pt
sábado, outubro 08, 2016
COMUNICA 2016 – Comunicação na área do Ambiente - 03 de Novembro no auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)
Quando a população e os meios de decisão estão informados e sensibilizados, envolvem-se mais nas iniciativas e tomam melhores decisões. Por esta razão, é fundamental que exista uma boa Estratégia de Comunicação por parte das instituições e das empresas.
Uma Estratégia de Comunicação bem definida é fundamental para que a mensagem a transmitir seja compreendida. A Comunicação na área do Ambiente é:
— Importante para a imagem das empresas, tanto com os colaboradores internos, como com o exterior (fornecedores e clientes);
— Importante para as associações/organizações conseguirem transmitir a sua missão de uma forma mais eficaz e eficiente;
— Um nicho de mercado com potencialidade.
Os participantes terão a possibilidade de conhecer vários exemplos de aplicação de Estratégias de Comunicação na área do Ambiente, tomando consciência da importância e benefícios que uma boa Comunicação pode trazer para as empresas.
A COMUNICA 2016 – Comunicação na área do Ambiente, que se realizará dia 03 de Novembro no auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), permitirá que todos os participantes possam dar o seu contributo às florestas portuguesas, através do Projeto Floresta Comum, um projeto que promove e apoia ações de produção e arborização com espécies florestais autóctones no território nacional, contribuindo e incentivando dessa forma a biodiversidade das florestas portuguesas.
No dia do evento o participante poderá escolher uma das árvores autóctones disponíveis (azinheira, sobreiro ou carvalho) que será plantada pela Quercus durante a próxima época de (re) arborização, que decorrerá de novembro de 2016 a fevereiro de 2017.
PROGRAMA:
quarta-feira, outubro 05, 2016
PEOPLE4SOIL UM MILHÃO DE ASSINATURAS PELA PROTEÇÃO DOS SOLOS COMEÇA HOJE UMA PETIÇÃO EUROPEIA
COMUNICADO DE IMPRENSA
Obter
um milhão de assinaturas para parar a ocupação e degradação do solo, é o
objetivo da Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) "People4Soil", que
será lançada hoje em Turim, a cidade italiana que vai receber o encontro ´Terra
Madre´, evento global de "Slow Food" para uma alimentação saudável,
sustentável e justa.
"A proposta de uma
diretiva-quadro do solo foi retirada da mesa de negociações em maio de 2014
após oito longos anos de oposição de um bloco minoritário de Estados Membros da
União Europeia (UE).
É evidente a falta de
políticas europeias e regulamentos nacionais que garantam uma proteção adequada
dos solos. É também evidente o fracasso das instituições europeias na adopção e
implementação de uma verdadeira política de solos, que dê garantias da proteção
dos solos para as gerações vindouras.
Chegou agora a vez dos
cidadãos. Podemos, com as nossas assinaturas, ser capazes de trazer o solo de
volta à agenda política europeia!"
Um primeiro resultado
positivo desta campanha já foi atingido pelos promotores de People4Soil, que
foi o número surpreendente de organizações por toda a Europa que se associaram
a esta iniciativa em prol dos solos da Europa.
Atualmente 350 organizações,
de 26 Estados Membros da UE, estão envolvidas na rede
e comprometidas com a campanha (Lista
das organizações).
Esta é uma prova clara de
que entre cientistas, agricultores, consumidores, ambientalistas, urbanistas e
população em geral existe a consciência das sérias ameaças que pairam sobre os
solos da Europa.
Construção,
impermeabilização, erosão, diminuição do teor de matéria orgânica, perda de
biodiversidade e contaminação estão a afetar a quantidade e qualidade do solo
disponível para a sobrevivência humana.
O solo é alimento. A
construção e a impermeabilização das terras na Europa são a maior ameaça para
os solos férteis.
Todos os anos 1000 km2 de
solo arável são cobertos por superfícies de betão e asfalto, o equivalente a
cerca de 300 campos de futebol por dia.
O falhanço das instituições
da UE na produção de regulamentos para a proteção e conservação dos solos é uma
contradição muito embaraçosa para a União Europeia que, desde a sua fundação,
prossegue o objetivo de promover e assegurar a segurança e soberania
alimentares.
Hoje, milhões de hectares
cultivados fora da Europa são explorados sob a forma de agricultura intensiva
industrial para fornecer alimentos e forragem para o mercado europeu, muitas
vezes com impactos ambientais e sociais profundos nas comunidades de
agricultores locais.
O solo é o berço da
biodiversidade terrestre. Além de fornecer um habitat para a biodiversidade
abaixo do solo, é essencial para a sobrevivência da maioria das espécies à
superfície do solo.
Hoje, a utilização dos solos
para agricultura intensiva é uma das principais ameaças para os habitats e as
espécies europeias, e estima-se que quase um terço da paisagem da Europa se
encontre altamente fragmentada por edifícios e infra-estruturas.
O solo é saúde. A poluição
do solo pode afetar fortemente a saúde humana, por via da contaminação dos
alimentos que comemos e da água que bebemos.
Em toda a Europa quase
250.000 locais têm o solo contaminado e, apesar disso, a UE não tem qualquer
programa de recuperação coerente e não tem regulamentação comum para evitar a
poluição dos solos.
O solo é o nosso futuro. O
solo é um elemento-chave do sistema climático, uma vez que capta enormes
quantidades de carbono.
Os solos europeus contêm uma
quantidade de carbono equivalente ao CO2 emitido pelos transportes,
aquecimento, indústria e setor energético da Europa nos próximos 40 anos.
Solos saudáveis desempenham
muitas funções essenciais na mitigação e adaptação aos efeitos das alterações
climáticas, como inundações, ondas de calor e secas.
A Iniciativa de Cidadania
Europeia (ICE), ferramenta de cidadania criada pelo Tratado de Lisboa, é um
pedido formal à Comissão Europeia de legislar (neste caso em matéria de
proteção do solo), reunidas, pelo menos, um milhão de assinaturas, por quotas
em diferentes Estados Membros da UE
Esta ECI tem de ser apoiada
por pelo menos um milhão de cidadãos maiores de idade da UE, em pelo menos 7
Estados Membros da UE. Cabe a Portugal recolher pelo menos 15.750 assinaturas.
Os interessados podem assinar a ICE através do site oficial da campanha www.people4soil.eu.
A ICE pelos solos terá uma
duração de 12 meses, com início a 12 de setembro de 2016 e termina a 11 de
setembro de 2017.
A QUERCUS é a organização
coordenadora em Portugal da ICE People4Soil. Outras organizações envolvidas na
rede e comprometidas com esta campanha são a AGROBIO – Associação Portuguesa de
Agricultura Biológica, COPADONORDESTE - Cooperativa de produtores agrícolas,
LPN - Liga para a Protecção da Natureza, OIKOS - cooperação e desenvolvimento,
SPCS - Sociedade Portuguesa de Ciência do Solo e ASSOCIAÇÃO TRANSCUDANIA -
Associação para a Valorização do Património Histórico e Natural do Concelho do
Sabugal.
Lisboa, 22 de Setembro de
2016
Para mais informações contatar:
Isabel Linhares, Coordenadora do
Projeto People4Soil Portugal | tlm: 961207284 |
E-mail:
isabellinhares@quercus.pt
Dias de Outono - Vindima Tradicional
A Associação Portuguesa de Tracção Animal - APTRAN em conjunto com a Associação ALDEIA irão desenvolver, ao longo do próximo ano (Outubro 2016 – Setembro 2017) um ciclo de atividades que acompanhem o calendário agrícola, nas suas mais variadas vertentes.
Pretende-se assim dar a conhecer e valorizar todas aquelas atividades agrícolas e florestais que ainda hoje fazem parte do quotidiano do Nordeste Transmontano e que representam um importante peso na economia familiar e da região, ao longo das várias estações do ano.
Esta interação com as populações locais e os participantes vindos de outras regiões permitirá sobretudo incentivar a continuidade de modelos de desenvolvimento que sejam compatíveis com a utilização racional e a preservação dos recursos existentes, assim como a manutenção da agrobiodiversidade.
Como primeira iniciativa deste ciclo de atividades realizar-se-á a Vindima tradicional no dia 8 de Outubro em Gimonde – Bragança, onde se pretende conviver e aprender com os habitantes locais de Gimonde todo o conhecimento associado a este processo, mas também transmitir as técnicas associadas à tracção animal moderna - transporte a dorso e em veículos das uvas – como também outras técnicas inseparáveis da vindima, como seja o fabrico de cestos tradicionais, tão importante no processo de recolha das uvas.
Animem-se, participem e colaborem na divulgação deste evento, toda a informação em http://www.aptran.pt/vindima-tradicional / programa em anexo a este e-mail
SmartFarmer.pt Plataforma de Mercado para Comercialização Direta. Registe-se Já. Amanhã poderá ser tarde!
A Vossa nova plataforma digital de comercialização directa de produtos agroalimentares já chegou! Está emhttps://smartfarmer.pt/web/publico . A partir de agora, já será possível potenciar os circuitos agroalimentares e mercados de proximidade, aproximando os produtores e prestadores de serviços dos vários tipos de consumidor.
Esta solução promovida pela Oikos e pela Fundação Vodafone, é uma ferramenta inovadora de desenvolvimento rural e económico, que visa contribuir para eliminar algumas fragilidades da agricultura portuguesa, propiciar aos consumidores a compra directa e transparente de produtos agroalimentares locais, assegurar às famílias mais segurança alimentar e nutricional e reduzir a pegada carbónica dos circuitos alimentares.
O SmartFarmer assume uma grande importância para a agricultura, para a economia e para a sociedade rural, permitindo-lhes maior flexibilidade, ganhos de eficiência negocial e ambiental e maior sustentabilidade. Permitirá facilitar o acesso aos mercados por parte dos pequenos produtores agrícolas, articular a oferta e a procura, incluindo as organizações sociais e famílias carenciadas, e potenciar a geração de rendimento e emprego nas comunidades locais.
Faça já o seu registo e o registo dos produtores e prestadores de serviços parceiros. Não implica quaisquer custos para si, mas Amanhã poderá ser tarde!
Se tiver dúvidas no preenchimento do registo, nas funcionalidades ou não localizar um SmartFarmer local na sua região, contacte-nos através do email: smartfarmer@oikos.pt
Subscrever:
Mensagens (Atom)