quinta-feira, janeiro 12, 2012

Concurso de Musica Rio+20‏


ONU DESAFIA JOVENS A CRIAR UM FUTURO SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DA MÚSICA

2012 vai pôr jovens de todo o mundo a criar músicas a pensar num futuro sustentável e criativo. Duas bandas portuguesas podem ser escolhidas para ir ao Rio de Janeiro marcar presença na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Chama-se Rio+20 Global Youth Music Contest e é um concurso de música à escala global que visa encorajar os jovens até aos 30 anos a pensar o Futuro da Terra a partir da música. Até 18 de março, os participantes vão criar os temas a concurso e convidar toda a sociedade a pensar o futuro. A iniciativa surge enquadrada no programa das Conferências das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável Rio +20, que se realiza de 20 a 22 de junho de 2012, no Brasil, no ano em que se celebra o 20.º aniversário da Conferência do Rio de 1992.

Foi para “juntar as mensagens musicais de todo o mundo, explorando soluções para o desenvolvimento sustentável” que nasceu o concurso, cujo arranque em Portugal está marcado para dia 11 de janeiro. Os participantes, quer a título individual, quer em grupo, são convidados a criar músicas relacionadas com questões problemáticas que estarão em foco na Conferência Rio+20, como o Emprego, a Energia, as Cidades, a Alimentação, a Água, os Oceanos e Desastres, e ainda, em alternativa ou cumulativamente, a relacioná-las com os dois temas quentes da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente a “economia verde” no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e o Quadro Institucional para o Desenvolvimento Sustentável.

O concurso está aberto a duas faixas etárias: até aos 14 anos e dos 15 aos 30. Serão identificados vencedores nacionais, regionais e globais. Os vencedores portugueses atuarão no congresso EcoSaldo, organizado pela Quercus em Abril. Os vencedores regionais (correspondendo cada Região a um Continente) atuarão na Rio+20 Global Youth Music Contest Gala Night As bandas, cantores ou grupos vencedores a nível mundial atuarão no Rio de Janeiro, em Junho deste ano, aquando da Conferência Rio+20.

Mas a vontade de pôr as novas gerações a pensar criativamente o futuro não se fica por aqui. Do programa da Tempus, escola de música responsável pela promoção do Rio+20 Global Youth Music Contest em Portugal, fazem ainda parte a criação de workshops nas escolas para trabalhar a questão do desenvolvimento sustentável e até a organização de pontos de encontro especiais. Os Music Meeting Points são lugares onde os potenciais candidatos ao concurso podem encontrar o apoio das escolas de música e a listagem das instituições na sua área de residente um pouco por todo o país. Mais informações sobre estas iniciativas estarão disponíveis para consulta em http://tempusportugal.com/ ou na página do Facebook “Rio+20 Portugal”. 

Trata-se de proporcionar espaços de encontro entre músicos e letristas, entre vocalistas e instrumentistas, entre gente que gosta de música e gente com vontade de tocar”, diz-nos Ricardo Costa, estudante do Curso de Mestrado em Som e Imagem da Universidade Católica e responsável pela coordenação nacional deste projeto. “É uma iniciativa inédita”, continua, “um movimento que vai criar pontes de contacto entre futuros agentes de mudança em torno da música e da vontade de fazer a diferença”.

Até 18 de Março, a Escola Tempus recebe no seu sítio participações para o Rio+20 Global Youth Music Contest. A iniciativa arranca já dia 11 de janeiro e promete pôr os jovens portugueses a criar músicas a pensar num futuro sustentável e criativo.

Mais informações sobre o Regulamento do concurso e sobre a entidade promotora, a Tempus: Tecnologias e Sistemas Avançados para o Ensino, em http://tempusportugal.com/.


A INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR THE ADVANCEMENT OF INNOVATIVE APPROACHES TO GLOBAL CHALLENGES
A IAAI, dedicada, ela própria, ao tema das mudanças globais, lançou, em direta relação com a Cimeira Terra organizada pela ONU, o Concurso RIO+20 Global Youth Music Contest, através do qual pretende gerar uma maior consciência sobre o tema do desenvolvimento sustentável nos jovens de todo o mundo.

A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL RIO+20
Tem lugar no Rio de Janeiro, Brasil, de 20 a 22 de Junho de 2012, no 20.º aniversário da Conferência do Rio de 1992. Mais informações em: http://www.rio20.info/2012/
Enviar um comentário