quarta-feira, janeiro 23, 2013

Da nascente à foz pela Grande Rota do Vale do Côa



Conhece o vale do Côa?
Costuma realizar percursos ao longo do rio ou tem informação sobre percursos existentes (pedestres, btt ou equestres)?
Conhece locais de interesse singular?
Gostava de participar na criação de um percurso pedestre ao longo do Côa?

Então esta mensagem é para si.

O QUE É A GRANDE ROTA DO VALE DO CÔA?


A Grande Rota do Vale do Côa, trilho pedestre que neste momento conta com 30 km marcados entre Castelo Melhor (Vila Nova de Foz Côa) e Cidadelhe (Pinhel), vai ser alargada. O renovado percurso vai estender-se ao longo de cerca de 200 kmentre a nascente e a foz do rio Côa, atravessando os concelhos do Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa. Adicionalmente, o percurso irá agora incluir 3 valências: pedestre, equestre e BTT.



No âmbito deste projecto de alargamento da Grande Rota do Vale do Côa, promovido pela Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, nesta primeira fase, a ATN ficou responsável pelo levantamento do trilho, que irá ser realizado entre o fim de Janeiro e o início de Março.


RECOLHA DE INFORMAÇÃO
Pretendemos juntar o máximo de informação sobre percursos existentes (marcados ou não), sobre património singular existente ao longo do rio (moínhos, pontes, bosques, casebres, aldeias), assim como informação sobre serviços de alojamento e restauração que possam ser usados pelos futuros utilizadores deste trilho.

Para participar na recolha de informação, basta preencher um pequeno formulário. Agradecemos desde já a sua colaboração.



VOLUNTARIADO
A equipa da ATN irá realizar visitas ao terreno a partir já da próxima semana. Se tiver algum tempo livre e quiser acompanhar-nos no campo, por favor contacte-nos. Precisamos de apoio na realização de levantamento de trilhos, recolha de informação sobre património e locais de interesse, fotografia e vídeo, assim como na elaboração de desenhos.

Pedimos a todos os interessados que queiram participar neste projecto para nos contactarem via email (a.gama@atnatureza.org - Alice Gama) ou através dos telefones (271311202 ou 927388110).










Enviar um comentário