terça-feira, outubro 22, 2013

Casteleiro – Valorizar o Concelho

Entrevista do  presidente da direção .

José Carlos Mendes - A Minha Aldeia - © Capeia Arraiana
Haverá muitas pessoas do Casteleiro que deviam ser entrevistadas nestas crónicas da minha aldeia. Mas Ricardo Nabais é sem dúvida uma dessas pessoas, pois dedica a sua actividade à Natureza (como verá adiante), designadamente na «Transcudânia», uma associação a que preside e que tem sede legal no Casteleiro, na Quinta da Carrola. Muito interessante, em defesa do interior profundo. Leia a entrevista e conclua por si.
… Entretanto, continua a sua trajectória o “Serra d’ Opa”. Na última linha da crónica, como é habitual, encontra o link que o leva lá, à gazetilha regional de homenagem a Joaquim Mendes Guerra e à sua “Gazeta do Sabugal”, de 1926.
Iberfolk - oficina de pauliteiros
Iberfolk – oficina de pauliteiros
Caminhada didáctica
Caminhada didáctica
Esta crónica vai em formato de entrevista. E o nosso entrevistado de hoje é Ricardo Nabais, jovem engenheiro florestal, natural do Casteleiro, presidente da Direcção da Transcudânia («Associação para a Valorização do Património Histórico e Natural do Concelho do Sabugal»), técnico na Associação Transumância e Natureza, com sede em Figueira de Castelo Rodrigo. No meio de todas estas frentes de trabalho, Ricardo Nabais ainda acumula com a direcção do Núcleo da Guarda da Quercus.
Multifacetado como é, em linha média posso resumir que, «grosso modo», passa os seus dias a cuidar do Planeta, de várias formas e feitios mas sempre em defesa de causas ambientais e correlacionadas. Um dos projectos que concebeu, o Gesterra – gestão de terrenos abandonados -, foi distinguido com um prémio de empreendedorismo na Guarda.
Daí à criação de uma empresa do ramo, foi um passo: nasceu o projecto empresarial Rotas & Raízes, apresentado aqui e de que vale a pena falarmos aqui um dia.
Vamos então à conversa.

Continua aqui,
Enviar um comentário