segunda-feira, dezembro 19, 2011

I Congresso Internacional de Valorização de Produtos Tradicionais



A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) está a organizar o I Congresso Internacional de Produtos Tradicionais http://traditionalfoodcongress.ipvc.pt/pt/node/15 , o qual decorrerá entre 3 e 5 de Maio de 2012 em Ponte de Lima, no Auditório Eugénio Castro Caldas da ESA-IPVC.





Os produtos alimentares tradicionais constituem uma dimensão importante da cultura, identidade e património de cada país, pelo que a comissão organizadora reuniu uma série de experiências de diferentes países para serem apresentadas e debatidas neste Congresso. A organização considera que é indispensável reflectir sobre a valorização dos territórios e dos produtos tradicionais, pretendendo-se que este encontro seja um espaço de partilha e reflexão que se destina a:


- Melhorar as oportunidades de cooperação e interligação da comunidade científica da UE, em questões como a agricultura, biotecnologia, ambiente, tecnologia de alimentos, nutrição e outras áreas envolvidas.


- Envolver todos os intervenientes na investigação, para que a implementação tecnológica dos seus resultados possa contribuir para a competitividade das PME no mercado global.


- Desenvolver e promover elevados padrões de segurança alimentar e de melhoria da qualidade dos alimentos.


- Contribuir para uma agricultura e indústria alimentar competitivas e multifuncionais, que promovam o desenvolvimento rural.


- Contribuir para uma melhor integração entre as actividades turísticas desenvolvidas no meio rural e a enogastronomia, como forma de promoção dos produtos locais.


O Programa preliminar do Congresso está acessível aqui:







Os interessados em participar no Congresso deverão submeter inscrição online até Fevereiro de 2012 http://traditionalfoodcongress.ipvc.pt/pt/node/29 , e os interessados em submeter comunicação deverão fazê-lo também online até 15 de Janeiro próximo http://traditionalfoodcongress.ipvc.pt/pt/node/46 atendendo às normas estabelecidas para tal http://traditionalfoodcongress.ipvc.pt/sites/default/files/template%20abstract.pdf


Os principais prazos a considerar estão listados aqui:





Enviar um comentário