quarta-feira, abril 06, 2011

Petição na Internet quer sobreiro como Árvore Nacional de Portugal


Porque no Concelho do Sabugal também temos sobreiro temos que apoiar esta causa e fazer a divulgação da noticia que hoje saiu em vários jornais, não deixem de assinar a petição e ajudar na divulgação.





A classificação do sobreiro como «Árvore Nacional de Portugal» está na base de um movimento criado pelas associações Árvores de Portugal e Transumância e Natureza que estão a promover uma petição para entregar na Assembleia da República.

«O Estado devia fazer uma legislação para classificar o sobreiro como Árvore Nacional de Portugal, porque se trata de uma espécie muito importante a nível da biodiversidade e da riqueza» para o país, afirmou hoje Ricardo Nabais, técnico florestal da Associação Transumância e Natureza (ATN).

O mesmo responsável destacou a importância de proteger os sobreiros, uma das «árvores mais emblemáticas» do país e «um símbolo de biodiversidade», porque tem sido uma espécie «muito afectada» pelos abates ilegais.

«O alargamento de uma estrada implica abater uma árvore ou porque um sobreiro está quase a morrer e já o querem abater, mas, se todos apoiarem esta causa, a espécie vai ter mais protecção», frisou Ricardo Nabais.

O técnico florestal da ATN apelou à participação dos portugueses na petição, uma vez que a recolha de assinaturas «está a ser difícil», porque «as pessoas andam preocupadas com outros assuntos».

Lançado em Outubro do ano passado pelas duas associações, o movimento está a promover uma petição na Internet, que já conta com mais de mil assinaturas, para que a classificação daquela espécie seja debatida na Assembleia da República.

O documento mobiliza os interessados a ajudarem na classificação do sobreiro como «Árvore Nacional de Portugal», por ser uma espécie com ampla distribuição no território nacional continental, presente desde o Minho ao Algarve.

O sobreiro ocupa em Portugal perto de 737 mil hectares, o que corresponde a cerca de 32 por cento da área que a espécie ocupa no Mediterrâneo ocidental, pode ainda ler-se no texto da petição, que pode ser subscrita em www.peticaopublica.com/?pi=sobreiro.

Lusa/SOL

Sem comentários: