segunda-feira, abril 25, 2011

Saída "Pé n'A Terra" Resumo

No passado sábado, associação Transcudânia e o núcleo da Quercus Guarda, organizaram uma saída no percurso espírito santo na serra da Malcata para comemorar o dia da terra, fazendo o registo das espécies que se foram observando ao longo do percurso para posteriormente serem inseridas no site http://www.biodiversity4all.org/ promotores da iniciativa de comemorar o dia da terra, e assim aumentarem o número de observações.

Ao longo dos 4, 5 km do percurso espírito Santo na freguesia de Quadrazais vimos várias espécies de plantas, a maioria em flor, facilitando assim a sua identificação, com destaque para a extensa mancha de carvalhal, e a zona de lameiros ao longo do riacho, foram observados alguns passeriformes como o rouxinol, trepadeira-azul, tentilhões e um milhafre real.

As borboletas e demais insectos também fazem parte da lista de observações.

Já no final do percurso, podemos observar uma rã ibérica nas margens do côa, sendo um indicador de águas limpas, o que se pode confirmar nesta zona do Côa.

Nem o céu nublado e ameaça da chuva fez temer os 10 participantes que vieram de concelhos vizinhos para participar nesta iniciativa, e ficarem a conhecer a beleza do concelho do Sabugal, para destaque a serra da Malcata.

Esperamos repetir este tipo de iniciativas, para sensibilizar os participantes a mudar os hábitos para com o ambiente e a utilização sustentável dos recursos.





Mais fotos no Facebook aqui:

Sem comentários: