sexta-feira, março 24, 2017

ENCONTRO IBÉRICO DO CARVALHAL – Valorização da multifuncionalidade


No próximo dia 7 de abril, sexta-feira, no Auditório Municipal do Sabugal, vai realizar-se o Encontro Ibérico do Carvalhal – valorização da multifuncionalidade, uma organização do Município do Sabugal, no âmbito da “Sabugal + Valor”.

O carvalho negral constitui o principal património florestal do Sabugal, ocupando 66% do coberto... florestal, encontrando-se disseminado por todo o concelho.

As florestas de carvalho constituem um património natural de grande valor, providenciando importantes funções ambientais, ecológicas e socioeconómicas. São uma fonte de recursos lenhosos e não-lenhosos, cumprem diversas funções ecológicas relacionadas com a proteção do meio ambiente e a conservação da biodiversidade, e desempenham uma importante função paisagística e recreativa. Nos carvalhais, a exploração multifuncional dos produtos não lenhosos - caça, silvopastorícia, cogumelos silvestres, as plantas aromáticas e medicinais, entre outros, em complementaridade com a atividade agrícola e pecuária são, por isso, oportunidades para garantir um adequado rendimento e providenciarem um desenvolvimento florestal sustentado.

Este encontro pretende focar-se precisamente nas oportunidades que a múltipla funcionalidade destes ecossistemas podem gerar na sociedade e economia do concelho.

Para mais informações contactar através do email: sabugalmaisvalor@gmail.com.

Sem comentários: