Associação para a Valorização do Património Histórico e Natural do Concelho do Sabugal
segunda-feira, março 26, 2012
Resumo da Caminhada pelo Castanheiro do Guilhafonso 24 de Março
sábado, março 24, 2012
Nasceram sete crias de lince-ibérico no centro de Silves
22.03.2012
Helena Geraldes
Sete crias de lince-ibérico, uma das espécies-símbolo da luta contra a extinção de animais, nasceram no início de Março no Centro de Reprodução de Lince-ibérico em Silves. Uma acabou por morrer e as outras seis estão bem de saúde.
A época de partos em Portugal foi inaugurada com Biznaga, uma fêmea que deu à luz três crias a 5 de Março, segundo informações do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB). “Duas das crias foram abandonadas uma hora após o nascimento, pelo que está a ser tentada a sua sobrevivência com amamentação artificial e incubadora”, de acordo com uma nota do instituto. Hoje pesam cerca de 400 gramas cada uma. A terceira cria acabou por morrer passadas 48 horas, apesar de a fêmea ter “demonstrado cuidados parentais normais”.
Biznaga, com seis anos, foi mãe pela primeira no ano passado e deu à luz duas fêmeas, depois de 64 dias de gestação. Mas Biznaga acabou por abandonar as crias poucas horas depois, algo normal para as fêmeas primeiriças. Os animais acabaram por não resistir.
Além de Biznaga, outra fêmea foi mãe no início deste mês. A 6 de Março foi a vez de Castañuela dar à luz quatro crias. “Apesar de serem muito raros partos com número tão elevado de crias, esta fêmea mostra grande dedicação e demonstra estar a cuidar adequadamente de toda a sua prole, que segue com actividade e ritmos de lactação normais”.
A temporada de cria 2011/2012 começou em Dezembro e só terminará em Abril. Em Silves foram formados nove casais, pelo que se esperam mais novidades para breve. Além das parelhas Biznaga e Drago e Castañuela e Fado foram formados os casais Fresa e Eon, Flora e Foco, Fruta e Fresco, Era e Fauno, Espiga e Calabacin e Azahar, Enebro, Erica e Gamma. As datas previstas para os partos estendem-se até a primeira semana de Abril, segundo o Programa ibérico de reprodução em cativeiro para esta espécie.
A população residente do Centro de Reprodução de Lince-ibérico em Silves conta, de momento, com 18 linces (nove fêmeas e nove machos): 13 dos que inauguraram o centro em 2009, três foram transferidos no final de 2010 e dois transferidos no final de 2011.
"Este é um projecto muito querido do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade", disse ao PÚBLICO Paula Sarmento, presidente do Instituto. "O lince-ibérico é uma espécie emblemática para a Península Ibérica, nomeadamente para Portugal", acrescentou.
Este é o segundo ano de reprodução em Silves. Na época 2010/2011 foram registados seis abortos e três crias - das fêmeas Biznaga, Fresa, Fruta e Azahar. Mas nenhuma das três crias sobreviveu.
"Agora, este ano está a correr muito melhor e aguardamos com alguma expectativa" o que se passa em Silves, disse Paula Sarmento. "O centro está a acompanhar as mães e as crias, 24 horas por dia, através de televigilância", acrescentou.
A rede ibérica dos cinco centros de reprodução em cativeiro – Silves, El Acebuche, La Olivilla, Granadilla e Gerez – conta esta época de reprodução com um total de 28 casais. E já há uma história de sucesso para contar. Pela primeira vez, uma equipa de um destes centros (El Acebuche, em Doñana) recuperou uma cria que tinha sido abandonada pela mãe, Boj, através sete dias em cuidados intensivos numa incubadora, e conseguiu que a progenitora a aceitasse de volta.
A reprodução em cativeiro é uma solução de fim de linha para tentar evitar a extinção do lince-ibérico (Lynx pardinus). O objectivo é reforçar com estes animais as duas únicas populações em estado selvagem, em Doñana e na Serra de Andújar, na Andaluzia. Para este ano, o programa de conservação espanhol pretende reintroduzir na natureza entre 14 e 15 linces nascidos em cativeiro, nomeadamente nas populações silvestres de Guadalmellato (Córdova) e Guarrizas (Jaén).
"As condições difíceis que o país atravessa são indiscutíveis. Mas projectos como este, que contam com patrocínios como medidas de minimização de impactes, podem ser uma mais-valia para o desenvolvimento de uma região, nomeadamente através do turismo de natureza", considerou ainda Paula Sarmento.
quarta-feira, março 21, 2012
segunda-feira, março 19, 2012
Exposição temporária de banda desenhada sobre o «Lince Ibérico» no Forno Comunitário da freguesia da Malcata.
Promovida pela Liga para a Proteção da Natureza(LPN), está em exposição temporária, no Forno Comunitário de Malcata, a Banda Desenhada sobre o Lince Ibérico, que faz parte do Projeto «Life Habitat Lince/Abutre».
A exposição poderá ser visitada até ao dia 15 de Abril, nos seguintes horários: dias da semana das 15.00h às 17.00 horas, sábados e domingos das 14.00 às 18.00 horas.
Esta mostra destina-se em geral a todo o público, e particularmente às escolas, com o objectivo de sensibilizar os visitantes para a defesa e protecção desta espécie animal em via de extinção.
A dupla de autores são nomes consagrados, a saber: José dos Santos Garcês, ilustrador e pintor português, um dos mais notáveis autores da banda desenhada; e Bruno Pinto, biólogo e especialista em biodiversidade, nomeadamente em programas relacionados com o Lince.
Esta exposição em Malcata deve-se particularmente ao Ricardo Nabais e à Mafalda Pereira, da associação Transcudânia, que a descobriram na Exponor, e que depois de contatarem a Associação Cultural e Desportiva e a Junta de Freguesia de Malcata providenciaram para que a mesma se pudesse realizar. A eles um muito obrigado dos malcatanhos!
E já agora, a todos as que a visitarem, uma recomendação: Tenham «olho de lince»!…
Criação da marca "Vale do Côa" reforça identidade do território
domingo, março 18, 2012
CANDIDATURAS 1º CICLO UNIVERSIDADE ABERTA (2012/2013)

http://www.uab.pt/web/guest/estudar-na-uab/oferta-pedagogica/1ciclo
Informações sobre Acesso Específico
http://www.uab.pt/web/guest/estudar-na-uab/futuro-estudante/candidaturas/acesso-especifico
Informações sobre Acesso Maiores de 23 (ACFES)
http://www.uab.pt/web/guest/estudar-na-uab/futuro-estudante/candidaturas/maiores-de-23-acfes
Centro Dr. José Diamantino dos Santos
Rua Luís de Camões, nº 16
6320 - 380 Sabugal
Fax: 271 751 059
Tlm: 91 567 63 56
2ª, 3ª, 5ª, 6ª: 16h00-18h00
4ª: 9h30-12h30
sábado, março 17, 2012
“Boas Práticas em Turismo de Natureza para Empresas Turísticas”
09h20 – Apresentação do Programa Castro Verde Sustentável da LPN - aplicação de boas práticas e códigos de conduta de ecoturismo
Estrada do Calhariz de Benfica, 187, 1500-124 Lisboa. Portugal
Phone:+351-21 778 00 97/ +351-21 774 01 55/ +351-21 774 01 76
Mobile Phone: + 351 964 656 033
Fax: +351-21 778 32 08
terça-feira, março 13, 2012
quinta-feira, março 08, 2012
Projecto Sepharad Lands apoiado pela Câmara Municipal do Sabugal
Realizou-se no dia 7 do corrente mês uma reunião entre os empresários que constituem a parceria Sepharad Lands e o Senhor Presidente da Câmara do Sabugal, onde foram estabelecidos acordos e entendimentos quanto à estratégia de classificação, preservação e promoção do património histórico do concelho.
Foi reconhecido por todos a situação difícil em que o país se encontra e especialmente as acrescidas dificuldades que o concelho atravessa, bem como a urgente necessidade de agir por forma a criar condições para que no Sabugal se possa enfrentar a crise com medidas que efectivamente permitam a manutenção dos negócios evitando assim o seu encerramento.
Com a convicção de que é necessário trabalhar muito e bem, para inverter a tendência de morte do concelho e, entendendo que todos temos que nos empenhar nesse objectivo, foram estabelecidos acordos e entendimentos que se projectam como base para um melhor e mais efectivo desenvolvimento do turismo no concelho do Sabugal."
Fonte: Descendentes do Concelho do Sabugal, Facebook, Membro:Kim Tomé, 8 de Março de 2012
2ª Formação CSS - Comércio Solidário e Sustentável

terça-feira, março 06, 2012
Saída Patada da Mula
Domingo, 25 de Março de 2012- 9:00 até 12:00
- Meimão Serra da Malcata
- Percurso pedestre pelo trilho da patada da mula, pela serra da Malcata
Onde se pode observar a fauna e flora e a bela da paisagem da serra
Ponto de Encontro: Entrada Norte da aldeia do Meimão
Hora: 9:00
Inscrição obrigatória até dia 20 de Março para transcudania@gmail.com ou 917906406
Preço: 3 € para não sócios
Gratuito para sócios
O Que levar:
Almoço volante, água, roupa e calçado apropriado, para caminhadas, binóculos e máquina fotográfica se tiver
Uma iniciativa que conta com o apoio do Núcleo da Quercus Guarda, Associação Transumância e Natureza e Passagem secreta, e o blog Floresta do Interior.
segunda-feira, março 05, 2012
Candidaturas ao QREN
A ADES – Ass. Desenvolvimento Sabugal, informa sobre a possibilidade de apresentação de Candidaturas por parte das Empresas ao QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, através do Programa Operacional de Factores de Competitividade (COMPETE).
In cinco Quinas